Estão aberta as inscrições para cursos de férias realizado pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo da UESPI

Por Giovana Andrade

Oportunidade!

Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga cursos de férias nos dias 27 a 31 deste mês.

No total 6 cursos serão ofertados, entre eles: Introdução ao sensoriamento remoto e geoprocessamento, Pesquisa e extensão ao alcance de todos, Apresentação de projeto através da ferramenta Autocad, Alvenaria Estrutural I, Patologia das Construções: conceitos, diagnósticos e tratamentos, Orçamento de Obra de Edificações.

Artemária Coelho, Diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo, explica que o curso de engenharia civil tem uma área vasta de atuação e nem todos os assuntos são amplamente abordados, carecendo de complementações.

“Os cursos de férias tem a função de motivar os alunos para diferentes áreas e ampliar o conhecimentos dos mesmos. Ressalto que é também uma demanda dos alunos”.

Inscrição:

As inscrições acontecem até hoje (27)  às 14h através do preenchimento do formulário online.

Os cursos custam entre R$ 25,00 (carga horária inferior a 16h) e R$40,00 (carga horária de 20h). O pagamento deverá ser feito após sua inscrição ser aceita. Vagas limitadas!

Atenção: Alguns cursos possuem pré-requisitos!

Cursos:

Curso: Introdução ao sensoriamento remoto e geoprocessamento
Objetivo: Propiciar os conceitos elementares de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, suas aplicações e a integração com outras ciências as relacionadas a planimetria, altimetria e obtenção de dados através de interação da radiação eletromagnética com a superfície
Público-alvo: Estudante de engenharia e áreas afins
Carga horária: 08 horas
Dias e horários: Terça-feira e quinta-feira | 14h00 a 18h00

Curso: Pesquisa e extensão ao alcance de todos
Objetivo: Este curso tem como objetivo apresentar e discutir questões básicas e introdutórias relativas à atividades de pesquisa e extensão, de modo a fomentar o desenvolvimento de atividades em âmbito acadêmico, através da formação e aprimoramento de discentes; oferecendo elementos para que os discentes se tornem pesquisadores e usuários de pesquisa.
Público-alvo: Estudante de engenharia e áreas afins
Carga horária: 16 horas
Dias e horários: Segunda-feira, Terça-feira, quinta-feira e sexta feira | 14h00 a 18h00

Curso: Apresentação de projeto através da ferramenta Autocad
Descritivo: O curso foi organizado para prover ao aluno o aprimoramento na apresentação dos desenhos em AutoCAD. O participante do curso terá a oportunidade de aprender sobre técnicas avançadas, utilizadas na criação e edição de desenhos criados pelo AutoCAD. Todas as aulas serão práticas, ministradas em laboratório de informática com utilização de exercícios e bibliografia específica. Ao final do curso o aluno estará apto a realizar de forma aprimorada, desenhos em 2D utilizando o programa AutoCAD, fazer inserção de blocos, Hachuras, textos, cores e preparar para impressão em PDF
Público-alvo: Estudantes de Engenharia Civil e Elétrica
Pré-requisito: Ter cursado a disciplina Técnico com uso do programa AutoCAD.
N. Vagas: 25 vagas
Dias e horários: Segunda-feira a sexta-feira | 8h00 a 12h00

Curso: Alvenaria Estrutural I
Descritivo: Desenvolver no discente a capacidade de elaboração de projetos e execução de obras em alvenaria estrutural
Pré-requisito: Ter cursado as disciplinas Mecânica Geral e Mecânica dos Sólidos I
Público-alvo: Discentes do curso de Engenharia Civil
Dias e horários: Segunda-feira a sexta-feira | 18h00 a 22h00

Curso: Patologia das Construções: conceitos, diagnósticos e tratamentos
Conteúdo: Introdução à patologia das edificações, principais manifestações patológicas, técnicas de inspeção e diagnóstico, instrumentos e equipamentos para inspeção e principais medidas para terapia.
Objetivo: Apresentar instruções para reconhecer e prevenir as manifestações patológicas mais recorrentes na construção civil, bem como compreender as principais técnicas de recuperação.
Público-alvo: Discentes do curso de Engenharia Civil –
Dias e horários: Segunda-feira a sexta-feira | 18h00 a 22h00

Curso: Orçamento de Obra de Edificações
Descritivo: O curso é para quem deseja aprender a criar orçamentos com o Excel e outros recursos para estimar os custos de mão-de-obra, serviços e material de obras; bem como desenvolver competências para o levantamento de quantitativos. Esse curso é especialmente importante para você que busca estágio ou uma oportunidade no mercado de trabalho, visto que é umas das habilidades requisitadas, podendo ajudar você a garantir um diferencial competitivo.
Público-alvo: Estudantes de engenharia civil e áreas afim
Dias e horários: Segunda-feira e sexta-feira | 14h00 a 18h00
Terça-feira a quinta-feira: das 14h00 as 17h00