Enade 2022: alunos concluintes realizam a prova nessa edição

Por Anny Santos

Atenção, alunos! A edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 é um componente curricular obrigatório para os discentes ingressantes e concluintes (com 80% da carga horária cumprida) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

Quem está habilitado a realização da avaliação?

Alunos dos bacharelados nas áreas de Jornalismo, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Turismo e Psicologia (cursos presenciais e EAD) estão aptos para realizar a prova. Os alunos aptos a fazer a prova do Enade, notificados pelas coordenações de cada curso (o coordenador do curso é responsável pela inscrição dos discentes), são os concluintes inscritos com previsão de término do curso até o período de julho de 2023. Os ingressantes devem ser apenas inscritos, mas não realizarão a prova.

Quando ocorre a prova?

A avaliação ocorre no dia 27 de novembro. Os alunos deverão estar nos locais de aplicação às 12h, pois o fechamento dos portões acontece às 13h (ninguém entrará após o fechamento dos portões) e o início da aplicação do exame às 13h30. O local da prova deve ser conferido através do site do Enade.

Ainda posso participar?

Até o dia 31 de agosto ocorre a retificação de enquadramento de curso ou de inscrição. Se o nome do aluno ingressante ou concluinte não consta na lista divulgada pela coordenação do curso, ainda poderá ser incluindo. Até o momento, 623 alunos ingressantes e 1.371 concluintes estão inscritos no Enade 2022.

Qual a importância de fazer a prova do Enade?

O Enade tem por objetivo avaliar os cursos e a IES a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Os resultados dos estudantes servirão para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados também serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, aferindo o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação.

Confira o Edital:

ENADE – EDITAL Nº 51, DE 24 DE JUNHO DE 2022