ENADE 2022: Alunos da UESPI realizaram o Exame no fim de semana

Por Vitor Gaspar

No último domingo (27), mais de 800 alunos de 6 cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizaram o Exame Nacional de Avaliação de Desempenhos dos Estudantes (ENADE).

Em 2022 os estudantes avaliados foram dos cursos de Bacharelado em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia. Em Teresina, os estudantes realizaram a prova no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Houve uma parceria entre os cursos para que houvesse uma recepção calorosa para os alunos, dessa forma, colocando a Universidade presente e dando total apoio para todos os que realizaram a prova.

Estavam entre eles Kelly Silva, do 7º Bloco do curso de Bacharelado em Jornalismo, segundo a aluna, os professores ajudaram na construção do processo até o dia da prova. “Eu amei o apoio da UESPI, foi muito bom, agradeço aos professores e ao coordenador, eles são demais”, finaliza.

O ENADE é o certame que avalia o rendimento dos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Na UESPI, desde o mês de setembro, já vem sendo realizado um Programa, dedicado exclusivamente a atender esse certame. O Conecta ENADE, surgiu da necessidade de tornar o Programa mais visto pela Comunidade Acadêmica, constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e SINAES) equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova) e a equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso).

Em Picos, no dia da prova houve uma recepção aos alunos em frente ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde eles realizaram a prova. Cada discente foi recebido com um presente, e uma mensagem desejando boa sorte e um forte abraço. Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo no município Prof. Jaqueline Cardoso, a preparação durante o processo até o dia da prova foi tranquila e os professores se empenharam para que o resultado seja o mais positivo possível com acompanhamento para sanar possíveis dúvidas acerca do ENADE.

“O Exame não é importante apenas para avaliar o curso em si, mas é o momento de avaliarmos nossas práticas enquanto docentes, enquanto Instituição. É o momento de avaliarmos o que não está a contento e nos espelharmos nas práticas exitosas. Estamos com a expectativa de receber a nota máxima no ENADE, por que realizamos um empenho em conjunto com os servidores, os professores e alunos. A equipe se envolveu de uma maneira tão positiva, nunca visto antes por mim”, afirma.