“Educação que transforma”: Confira depoimentos de egressas que mudaram e mudam vidas através da educação

Por Clara Monte

Está chegando o dia ” D” da Educação. No dia 28 de abril –  o Dia da Educação – a data serve para incentivar e conscientizar à população sobre a importância do ensino pedagógico para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Para celebrar o mês da educação, a Assessoria de Comunicação da UESPI organizou uma série de reportagens especiais na campanha “Educação que transforma”. Nesta, você irá conferir a trajetória de duas egressas que tiveram suas vidas modificadas através da educação da universidade.

UESPI que transforma

Próximo dos 37 anos da instituição, a Universidade Estadual do Piauí é composta por 12 campi espalhados pelo território do estado do Piauí. Ao longo da sua existência vem transformando a vida das pessoas através de uma educação pública de qualidade.  Pensando nisso, fizemos a seguinte pergunta a duas egressas : “Qual o impacto da educação em suas vidas?”.

Confira os depoimentos!!

“Não é fácil sair do interior sozinha com apenas 17 de idade para buscar seus sonhos em uma cidade completamente nova e desconhecida, mas graças a força da educação realizei meu sonho de me formar em Direito”.

Aprovação do TCC

Maria Carolina Araújo, 23 anos, se formou em Direito, em janeiro desse ano, mas conta que sua jornada com a UESPI começou em 2017, quando teve que se mudar sozinha de sua cidade natal, Morro do Chapéu, para a capital do Piauí.

A egressa conta que durante sua formação passou por muitas dificuldades de manutenção e por ter uma família humilde, teve que trabalhar ao longo de toda seu curso para conseguir se manter na cidade. Além disso, ela diz que recebeu ajuda do auxilio moradia disponibilizado pela universidade.

“A verdade é que eu tive dificuldades de manutenção, minha família é humilde, meus pais são lavradores. E com muito esforço e ajuda, consegui passar por tudo. Mas além disso, eu voltava para minha cidade apenas nos feriados prolongados, então, não foi nada fácil ficar longe da minha família e amigos, foi um processo complicado, mas de muito amadurecimento para mim. Agradeço muito aos meus pais nesse processo, pois mesmo sem recursos financeiros, eles sempre priorizaram a minha educação e sem eles eu nunca teria conseguido”.

“Sem meus pais eu nunca teria conseguido”

Maria Carolina fez da sua formação um marco em sua vida, apesar de todas as dificuldades, a aluna era destaque da turma, sendo comtemplada com a Láurea Acadêmica do curso e participando da criação das empresas juniores da UESPI. Ela se diz grata pela transformação que a educação fez em sua vida e destaca a instituição como ponto forte de modificação.

Equipe da criação das Empresas Juniores da UESPI

“A caminhada é difícil, principalmente, para pessoas como nós, pobres, pretos, interioranos ou mulheres. Mas quero dizer para que jamais desistam de seus sonhos, pois tudo é possível. A educação sempre foi e continua sendo instrumento de transformação da minha vida, ela já me possibilitou grandes conquistas e tenho certeza que me levará a voos ainda mais altos. A UESPI foi muito importante na minha formação superior, pois ela me deu muitos amigos, me capacitou e me fez desenvolver diversas capacidades profissionais e pessoais, que levarei para toda minha vida”, finaliza a advogada.

Advogada Maria Carolina Araújo

“Educação significa transformar, humanizar pessoas e facilitar vidas”.

Beatriz Vasconcelos, 23 anos, se formou em março desse ano em Pedagogia na UESPI, mais conta que desde criança a educação foi algo que lhe chamava atenção. A egressa explica que na pedagogia ela encontrou a possibilidade de representar a mudança na vida do educando.

Professora Beatriz Vasconcelos

A professora afirma que durante toda a sua graduação foi muito incentivada pelos docentes da instituição a se envolver em pesquisas e projetos de extensão. E que isso representou para ela uma expansão de curiosidades e conhecimentos.

“A UESPI foi fundamental no meu processo formativo, principalmente, por estimular sempre a pesquisa. Eu participei de projetos de formação, como PIBID e Residência Pedagógica, e, nesses processos, sempre contei com muito apoio dos professores da universidade. Tenho gratidão a todos que contribuíram para minha evolução”.

Programas PIBIB e Residência Pedagógica da UESPI

Atualmente, Beatriz Vasconcelos trabalha dando aulas de reforço para crianças da educação infantil e ensino fundamental (3-9 anos) e conta que a parte mais gratificante da sua profissão é poder observar de perto o processo de aprendizagem acontecendo, vendo a evolução de cada pequeno e de cada nova descoberta.

Colocando tudo que aprendeu em prática, a egressa explica que utiliza, em sua forma de ensinar, a pesquisa que fez para seu TCC sobre o uso de brincadeiras e jogos como instrumentos educativos. Dessa forma, as atividades lúdicas se relacionam aos momentos de diversão durante as lições, incentivando a educação, a criatividade e imaginação das crianças.

Apresentação do TCC sobre Ludicidade

Beatriz ainda fez um Instagram educativo sobre Ludicidade para poder compartilhar com os responsáveis essa forma de ensinar.

“Para mim, a educação significa transformar, humanizar e facilitar vidas, assim, a ideia de compartilhar esse tipo de conteúdo partiu por meio de uma necessidade de informações que eu observava nos pais dos meus alunos/as e, por meio desse compartilhamento, pais já chegaram a buscar ajuda profissional para os filhos com dificuldades educacionais ou transtornos, assim como, também passaram a  estimular seus filhos em casa mesmo, facilitando o desenvolvimento escolar dos mesmos”, finaliza a educadora.

“A educação trás a possibilidade de mudança de vida”

CONHEÇA AS OUTRAS HISTÓRIAS DA CAMPANHA ” EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA”.