DAEC/PREX promove encontros virtuais com diretores de campi e coordenadores de curso

A UESPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), está promovendo reuniões virtuais para a divulgação de bolsas, auxílios e programas disponíveis para toda a comunidade acadêmica  da Instituição.

Abertura do encontro com a presença da Profa. Hilziane Brito

Essa é uma ação que começou em maio com a visita presencial das servidoras nos campi e centros em Teresina. Agora, de forma virtual, a PREX já acertou um calendário de encontros para contemplar todos os 12 campi da Universidade. Diretores e Coordenadores de Curso foram chamados para esse diálogo.

O objetivo da ação é auxiliar os alunos a tirarem dúvidas sobre os serviços ofertados pelo Setor de Assistência ao Estudante (SAE), Setor de Estágio Extracurricular (SEE), e pelo Serviço de Psicologia do DAEC/PREX. A Universidade disponibiliza programas como Apoio Pedagógico, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia e Bolsa Trabalho e outros.

Dois encontros foram marcados para hoje. O primeiro encontro virtual aconteceu às 08:30 com os representantes do campus Dom José Vasquez Dias, em Bom Jesus. E, às 11:30, aconteceu com a equipe do campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.

“Foi um importante evento organizado pela PREX. O tema do estágio sempre gerava um pouco de dúvida e, agora, tudo ficou esclarecido. Muito interessante esse diálogo. Outro tema apresentado foi do atendimento psicológico para toda a comunidade ueapiana. Isso é relevante demais e para terminar esse encontro, o último tema foi o das bolsas de assistência aos nosso aluno. Aqui no campus de Bom Jesus, nós temos muitos alunos que fazem parte, principalmente o Bolsa Trabalho e o Auxílio Alimentação. Foi um encontro muito proveitoso e muito oportuno”, afirmou o Diretor do Campus, Prof. Gasparino Batista de Sousa.

Além da assistência presencial, a PREX está com atendimentos por e-mail para tirar as dúvidas e prestar outros esclarecimentos

A Diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), Profa. Hilziane Brito, comenta que o trabalho é feito a fim de tirar algumas dúvidas que foram recebidas pelo departamento e para mostrar os serviços disponíveis. “Representantes de cada setor estão por aqui para esclarecer todas as dúvidas e receber sugestões e reclamações para a melhora do nosso trabalho”, afirma.

A chefe do setor de Assistência Estudantil, Sara Alves destaca que os contatos de e-mail estão disponíveis para que a comunidade acadêmica possa sanar dúvidas sobre os serviços de forma específica. “A gente também pede a colaboração dos professores que estão diretamente com os alunos para que possam fazer essa divulgação e também ressaltando que nossa equipe é sempre acessível para essa atividade”, finaliza.

Chefe da SAE, Sara Alves com os endereços de e-mail disponíveis

A psicóloga da UESPI, Juma Frota, trouxe os programas disponíveis pelo Serviço de Psicologia da Instituição como o grupo de acompanhamento terapêutico presencial, atendimento psicológico on-line e o grupo Psicoterapêutico on-line/presencial. “Montamos um grupo, no qual a gente trabalha com manejos em pessoas com situação de ansiedade. Para mais solicitações e atendimentos e dúvidas, podem estar entrando em contato com a gente pelo número (86) 9 9498-5419.

A representante do Serviço Estágio Extra-curricular (SEE), Karla Maria trouxe informações como a carga horária referente aos estágios oferecidos pela UESPI, o valor da bolsa, a vigência do contrato, além de trazer a perspectiva para estágios que possam ser realizados fora da Instituição. “Também garantimos a segurança de que o aluno possa exercer as atividades dentro do plano dele, sendo respeitadas a carga horária e outras informações que os alunos tem direito”, encerra.

Contatos para o atendimento com SEE

Os auxílios possuem a característica de viabilizar o acesso e a permanência, dentro do ambiente acadêmico, dos alunos em vulnerabilidade social. As bolsas possuem um importante papel, o de contribuir para a formação profissional dos discentes contemplados.