Curso de Pedagogia da UESPI comemora seus 20 anos de atividade

Por Clara Monte

Na última terça-feira (10), a Coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual (UESPI), campus Clóvis Moura (CCM), organizou um evento em comemoração aos 20 anos do curso.

Comunidade acadêmica de pedagogia reunida

O encontro aconteceu no auditório do CCM e contou com a presença da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Preg), apresentação do Coral da Uespi, composição de mesa de saudação e uma roda de conversa sobre a importância da criação do curso de pedagogia na região sudeste de Teresina.

Composição de mesa de Saudação

Profa. Ana Célia de Sousa, Coordenadora do curso, disse que esse encontro serviu como um momento de confraternização e comemoração entre discentes e docentes pelos anos de ensino pedagógico no campus, mais também como reflexão histórica pela importância do curso na vida dos envolvidos.

“Estamos construindo história em um bairro de Teresina, mas que se tornou uma grande Região. O Dirceu até já poderia se tornar uma cidade, porque já possui estruturas para tal, como uma Universidade Pública. Talvez alguns moradores não conheçam a Campus Clóvis Moura, porém sabem que aqui um dia foi um CSU- Centro Social Urbano, que atendia as famílias carentes e foi espaço, também, onde os adolescentes e a juventude vinham para desenvolverem práticas de leitura, de teatro, reuniões dentre outras atividades”.

A Coordenadora também enfatizou que o evento mostra a importância do curso para toda a Uespi, levando a universidade mais próxima da comunidade, contribuindo ao longo dos seus 20 anos de ensino para a formação de vários jovens, seja ensino, mestrado, doutorado e até aprovações em concursos.

O evento contou com a presença de alunos egressos do curso para a homenagem ao ensino. E foi finalizado com bolo e parabéns.

Comemoração dos 20 anos do curso de pedagogia

Contribuições do curso de pedagogia no CCM

O Curso de Pedagogia, Campus Clóvis Moura possui, hoje, 15 professores efetivos. Destes, 8 doutores, 5 mestras, 4 doutorandos. E duas professoras já assumiram a função de Pró-Reitoras da universidade.

Também possui dois Núcleos de Pesquisa e Extensão, que desenvolvem várias projetos e pesquisas que resultaram em publicações de livros e artigos. A BrinquedoLer, espaço para desenvolvimento das práticas educativas, serve para desenvolver parcerias com a CMEI Maria José Arcoverde, que fica ao lado do campus.

Além disso, criaram e editam a Revista Clóvis Mouras de Humanidades, que vem se destacando em suas edições, onde homenageia um artista piauiense.