Curso de Matemática Básica para Ingressantes da UAPI está com 250 inscritos

Por Vitor Manoel

Mais de 250 alunos estão fazendo o Curso de Extensão de Matemática Básica para Ingressantes da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), os encontros acontecem de forma virtual durante os sábados de manhã para os inscritos. O programa promovido pelos professores Danilo Borges e Diego Santos do curso de Ciências da Computação, campus Floriano disponibiliza um link com a gravação das aulas, além dos slides organizados com os conteúdos ministrados na disciplina, devido a grande procura para quem não conseguiu realizar a inscrição.

O projeto está ofertando um curso de Matemática para ajudar a aprimorar os conhecimentos na área em assuntos básicos, evoluir na manipulação algébrica e na capacidade da utilização do raciocínio lógico auxiliando em outras disciplinas que estejam ligadas direta ou indiretamente em suas áreas do conhecimento. O conteúdo programático do curso engloba questões basilares da Matemática como números reais, expressões matemáticas, inequações, sistema de coordenadas, funções lineares, funções quadráticas, trigonometria, funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

Para o professor Danilo Borges, é notório a dificuldade que muitos alunos possuem em matemática básica como, somar frações com denominadores diferentes, entender o uso de funções ou de desenvolver e resolver uma equação, atrapalhando a evolução do aluno, pois será trabalhado conceitos mais avançados que não são vistos no ensino médio, com um viés mais prático para a formação do discente.

“Nesse ponto chegamos a turmas que ao final da disciplina muitos desistem ou não conseguem sua aprovação. Este curso vem com a proposta de nivelar os alunos com o ensino de elementos básicos para se construir novos conhecimentos, fazendo uma analogia: você precisa ter os ingredientes para fazer um bolo. Onde os ingredientes fazem parte da matemática básica e o bolo são novos saberes que serão vistos em uma formação superior Nós primeiros dois dias de curso temos recebido feedbacks positivos dos alunos quanto a didática utilizada e a dinâmica da aula, que, segundo eles, tem facilitado o aprendizado e feito com que relembrem desses assuntos pra vistos no passado que sem a prática acabam esquecendo”, encerra.

Alunos medalhistas da Olímpiada Nacional de Matemática ministram aulas de forma gratuita em Cocal dos Alves

Na cidade de Cocal dos Alves, referente a UAPI 3, os alunos Edgar Viana e Francisco Sousa, ambos medalhistas da Olímpiada Nacional de Matemática estão ministrando de maneira gratuita aulas de reforço para os alunos na escola CETI Augustinho Brandão. A iniciativa foi do coordenador do polo,  professor Darkson Machado após o relato de alunos que sentiram dificuldades na disciplina.

O professor Darkson revelou que os alunos do curso de administração pediram para que fosse disponibilizado um professor para eles de matemática, pois estavam com dificuldades na disciplina de Matemática Aplicada à Administração “Como os professores de matemática do município são muito ocupados, eu não pensei duas vezes, e fui na turma do terceiro ano do ensino médio de tempo integral que tem vários medalhistas da OBEMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e de imediato vários se prontificaram a ajudar voluntariamente”, finaliza.

Alunos da UAPI do polo de Cocal dos Alves assistindo a aula de forma presencial

A disciplina matemática aplicada a administração foi abordada na última sexta feira(20), através de aulas de monitorias ministradas pelos discentes Edgar e Weverton. Segundo a aluna Joana D’arc Vieira, a monitoria foi muito importante para que os alunos praticassem os assuntos abordados em sala de aula, dessa forma aprendendo e assimilando o conteúdo da melhor forma , conseguindo acompanhar o andamento da disciplina que exige uma atenção maior com relação ao grau de dificuldade que muitos dos alunos estavam sentindo .

“Posso relatar que essa aula foi uma experiência única e enriquecedora para a turma de administração da UAPI 3 , havendo uma troca simultânea de conhecimento entre os alunos ali presentes e os monitores . Diante disso observamos a necessidade de novos encontros ao decorrer da disciplina para poder sanar todas as dúvidas que vierem a surgir, os monitores fazem parte do grupo de alunos do EMAB que fazem preparatório para o Enem e que sempre estão disponíveis para a realização das aulas , durante todo o decorrer da aula os monitores orientavam de forma sublime o conteúdo tirando da teoria e levando a prática”.

A UAPI é um programa de ensino que possui como objetivo o desenvolvimento da educação superior, com o foco de levar cursos para as cidades do interior do estado do Piauí. O programa fomenta o desenvolvimento educacional, oferece cursos superiores, tecnológicos, de pós-graduação e de extensão, ajuda a diminuir as desigualdades das ofertas de ensino superior em diferentes regiões do Estado, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas e de metodologias inovadoras.