Curso de Matemática: alunos e professores comparecem à abertura da X Semana da Matemática

Por João Fernandes

O curso de Matemática, campus Poeta Torquato Neto, promove, nesta semana entre os dias 07 e 11 de novembro, a X Semana de Matemática (SEMAT).  O evento é destinado aos discentes das Ciências Exatas e da Natureza.

Hoje (07/11) aconteceu a abertura do evento e reuniu estudantes e docentes, no auditório do NEAD. Ao longo da semana, o evento deve trazer diversas atividades que possibilitarão o intercâmbio de conhecimentos e reforço da importância da matemática no cotidiano.

Para William Araújo, aluno do 7° bloco e presidente do Centro Acadêmico de Matemática, a SEMAT é um momento de suma importância para os discentes, já que , através das palestras, eles terão acesso a conteúdos que não são encontrados na grade curricular comum do curso. “A ideia é que a SEMAT desperte o interesse dos alunos. As oficinas oferecem conhecimentos para além da sala de aula, além  de gerar curiosidades e isso promove o enriquecimento do currículo dos participantes.”

Este ano, a SEMAT tem como tema principal “Matemática das Aplicações Práticas e Soluções Práticas para o Cotidiano”.  As discussões serão trabalhadas desde a matemática computacional, modelagem da matemática, geometria diferencial e análises combinatórias.

A professora do departamento de matemática, Liliane de Araújo Mendes, afirma que  o evento traz inúmeros benefícios para os estudantes, uma vez que aprimora o conhecimento em educação básica e aproxima docentes e discentes. “No evento, os alunos contemplam palestras, oficinas e minicursos, além disso, o evento ressalta as contribuições da Universidade com inovações tecnologias”, declarou a professora.

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância da SEMAT, já que o evento trará atualizações da matemática, novidades no ensino e mercado.

“A SEMAT traz para os alunos novas perspectivas de aplicações da Matemática em nosso cotidiano, além disso, é um evento já conhecido por trazer metas para a área e por propor discussões que nortearão o curso. Também é importante destacar a a programação e os convidados, que sempre trazem muitas novidades e experiências.”

A programação do SEMAT continua amanhã (8) e segue até o dia 11 de novembro. Confira: https://www.instagram.com/p/CkZSDuAvaM8/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D