Curso de Jornalismo: evento discute sobre vida de repórter

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, realiza no dia 23 de novembro um encontro online com a jornalista do Intercept, Nayara Felizardo. O tema da discussão será “Vida de repórter”, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a dinâmica e histórias da profissional no campo jornalístico.

O principal objetivo da mesa-redonda é proporcionar aos futuros jornalistas uma troca de experiências e que os alunos consigam enxergar o mercado de trabalho dentro da área de Jornalismo. A coordenadora do curso e organizadora do evento, Samaria Andrade, conta que a ideia da realização surgiu para que os alunos e quem se interessar pela temática possam tirar dúvidas, conversar sobre reportagens, matérias e conhecer mais a dinâmica de trabalho.

“A Nayara é egressa o curso de Comunicação Social da UESPI e foi em busca de um sonho. Sua luta abriu portas e hoje ela está em um veículo de comunicação nacional. Então são portas que que os estudantes devem enxergar também. Além disso, temos a mediação de duas estudantes que também fomentarão a discussão. É muito importante estarmos discutindo jornalismo que se produz  e como pode ser produzido. Então nada melhor do que trazer uma egressa nossa que tem essa experiência e que vai conversar com nossos estudantes”, enfatiza a coordenadora.

A jornalista e ex-aluna da UESPI, Nayara Felizardo aponta que é necessário romper com a falsa ideia de que há glamour no jornalismo.

“Não somos celebridade, ou sequer formadores de opinião, na concepção mais tradicional do termo. Somos trabalhadores como quaisquer outros e, nos últimos anos, nossa profissão se tornou de risco. Entender isso desde a graduação é muito importante para que tenhamos profissionais conscientes do seu papel na sociedade. Também vou aproveitar a ocasião pra relatar algumas experiências, que podem ajudar em investigações futuras dos profissionais. Sobre participar desse evento, ele era irrecusável, devido a importância que tem a Uespi na minha formação. É uma forma de retribuir tudo que a universidade me deu”, relata.

O evento é gratuito e aberto, você pode acompanhar através do canal no Youtube da UESPI.