Curso de História promove o Ciclo de Debates: Educação Interdisciplinar e Direitos Humanos

Por João Fernandes

O Curso de História, campus Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, promove mais uma edição do Ciclo de Debates: Educação Interdisciplinar e Direitos Humanos. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de junho, nas dependências do Campus, e buscará atender aos interessados da comunidade interna e externa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Na prática, a ação visa promover a interlocução de saberes e conhecimentos científicos produzidos por pesquisadores, graduandos de diferentes cursos e instituições de ensino, sobre as temáticas relacionadas à educação, interdisciplinaridade e Direitos Humanos.

O Ciclo de Debates contará com conferências, mesas redondas, rodas de conversa para apresentação de comunicações orais e minicursos com temáticas relacionadas a história do Piauí e de São Raimundo Nonato, ambos apresentados pelos discentes do Curso de História e por integrantes do Programa de Residência Pedagógica.

A Profa. Dra. Maria Vitória Barbosa Lima, uma das organizadoras do evento, afirma que as discussões são de suma importância, uma vez que o principal objetivo do evento é gerar um encontro dinâmico e envolvente capaz de gerar reflexões sobre determinados assuntos e debater sobre a criação de uma cultura de direitos, que nos afasta de movimentos que estimulem o ódio.

“O evento permite confraternizarmos saberes e isso nos dará a oportunidade de  entendermos a função social do professor/pesquisador e a formação acadêmica, que qualifica e habilita esses profissional a exercer sua função”, acrescenta a professora.

Confira a programação

Participam convidados renomados em suas áreas para abrir o evento, como Karla Araújo de Andrade Leite (mestranda do PPGSC/UESPI e Defensora Pública) e Hildebrando Pires (Graduado em História – Cáritas Brasileira Regional), que  discutirão a temática: Territorialidade e Direitos Humanos.

No dia 20, a Prof. Janilde de Melo Nascimento, Diretora do Campus de São Raimundo Nonato, e Marian Rodrigues (Instituto Olho d’Água/Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara) discutirão Educação Ambiental e Educação Patrimonial, e, para finalizar, no dia 21, o Prof. Robson Carlos da Silva discutirá a temática Educação e Capoeira.

Inscrições

O evento é aberto ao público e podem participar os interessados nas temáticas do evento. Para participar é necessário se inscrever através do Formulário Eletrônico. No link, você também encontra a  programação completa e outras informações sobre o evento.