Curso de Física realiza evento em alusão ao Dia do Físico

Por Anny Santos

Em alusão ao Dia do Físico, comemorado no dia 19 de maio, o Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), juntamente com a Coordenação e o Centro Acadêmico do curso, realizou um evento em homenagem a data nesta quinta-feira, no anfiteatro do CCN, campus Poeta Torquato Neto.

A abertura contou com a apresentação da banda Elemento 119, formada por alunos do curso de Química da nossa UESPI. Com palestras para apresentação de projetos e pesquisas pertinentes a área, o encontro reúne docentes do curso de Física e discentes de diferentes cursos que possuem interesse nas temáticas abordadas.

Professora Dra. Janete Brito ministrando palestra

A UNESCO Decretou o centenário do Ano Miraculoso de Albert Einstein, em 2005, como “Ano Internacional da Física”. A data do Dia do Físico (19/05) é uma alusão à 1905, o chamado Ano Miraculoso de Einstein, no qual o físico publicou 4 artigos de grande impacto, que inclui a Teoria da Relatividade. Na nossa universidade a data não poderia parar despercebida.

Segundo o Prof. Dr. Gustavo Gusmão, tutor do PET-Física, o evento aconteceu nos dois anos anteriores de forma remota, devido a pandemia de Covid-19, e apenas nesse ano foi possível realizar de forma presencial, contemplando toda uma programação diversificada e direcionada a comemoração da data. “Estamos organizando o dia de hoje para nossos alunos, através de palestras e oficinas que propiciam interação, debates e conhecimento de pesquisas que estão sendo realizadas por professores da nossa instituição. Tudo isso amplia a visão dos nossos discentes”, destaca.

O diretor do CCN, Manoel Gabriel Rodrigues Filho, também marcou presença na abertura do evento. Para ele a ação é de fundamental importância, pois propicia um maior entendimento de assuntos estudados em sala de aula, evidenciando uma perspectiva mais ampla e atualizada. Além disso, a promoção de debates sobre pesquisas desenvolvidas na área.

Diretor do CCN, Manoel Gabriel Rodrigues Filho

Júlio Lima, Representante Discente do 6° de bloco de Física, relata que o evento proporciona interação entre alunos de diferentes turmas, e até mesmo cursos, e isso possibilita debates mais amplos e instigantes. “Como a professora Dra. Janete Brito apresentou, a data possui grande relevância histórica e esse evento marca e homenageia isso. Além disso, a ação promove aos alunos uma visão prática dos fenômenos estudados”, finaliza.

Discentes participantes do evento no período da manhã