Curso de Enfermagem: professoras participam de premiações internacionais

Por Vitor Gaspar e Clara Monte

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está fazendo sucesso! Duas professoras participaram de premiações internacionais na última semana.

I Board Científico Latino-americano de líderes de opinião

A Professora Sandra Marina participou do I Board Científico, juntamente a doutores de diversos países da América Latina como México, Uruguai, Colômbia, Porto Rico, Chile e Brasil. No evento foi discutido evidências de antisséptico para tratamento de feridas e gestão de exsudato em feridas, além disso ficou definido elaboração de protocolo e publicação de estudos multicêntricos.

Prof. Sandra Marina apresentando o trabalho

Na oportunidade foram apresentadas as experiências exitosas de tratamento realizado em pacientes do Piauí pela equipe de Estomaterapia da UESPI, e para falar sobre isso, a Prof. Sandra Marina conta que o trabalho feito na Instituição utiliza as melhores tecnologias existentes no mercado, possuindo resultados exitosos.

“Por isso nós fomos chamados para participar desse encontro de líderes de opinião e como temos uma especialização creditada pela Sociedade de Estomaterapia e pelo Conselho Mundial, nós trabalhamos com as melhores evidências no tratamento de feridas, esses fatores fizeram com que a gente passasse a ser líderes de opinião”, comenta a docente.

Certificado de participação

Professora da Uespi foi vencedora do Prêmio Jürgen Döbereiner 2022

Herica Emilia Félix de Carvalho,  professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi vencedora do Prêmio Jürgen Döbereiner 2022, nacional, na modalidade Jovem Editor, outorgado pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil. O prêmio foi concedido pela   sua reconhecida contribuição na editoração científica a frente da Revista Prevenção em Infecção e Saúde (REPIS) como Editora Associada.

Professora Herica Carvalho

A REPIS é uma revista de enfermagem especializada, editada e publicada pelo programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Núcleo de Estudos de prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Tem como escopo a Prevenção e o Controle de Infecções em serviços de saúde, bem como pesquisas epidemiológicas que busquem investigar o perfil das doenças mais prevalentes em ambiente hospitalar fornecendo contribuições para a área da saúde.

Atualmente ela é consultora de 9 revistas, sendo 4 delas internacionais, e acompanha as atualizações na editoração científica para conseguir implementar REPIS. Ela comenta que sua maior contribuição da revista foi na política para ciência aberta e comenta sobre a satisfação no recebimento desse prêmio.

“Esse prêmio é mais do que reconhecimento, é a concretização da minha contribuição com a ciência e, consequentemente, como o melhor para a sociedade. Estou muito feliz e honrada com a oportunidade de compartilhar essa experiência com vocês e a minha expectativa é que as revistas possam experimentar essas mudanças que estão ocorrendo na editoração científica, testar iniciativas que são adotadas por revistas internacionais, assim como a REPIS fez com o fast-track e que rendeu bons frutos”, encerra.

Professora Herica Carvalho durante uma apresentação

Ambas as conquistas, creditam a qualidade de ensino que é desenvolvido dentro da nossa instituição de ensino.