Curso de Direito realiza o IV Seminário de Direito Civil Constitucional

Por Giovana Andrade

O IV Seminário de Direito Civil Constitucional, coordenado pela professora Auricelia do Nascimento Melo, contou com a presença de 150 alunos, entre discentes do Curso de Direito da Uespi e alunos de outras IES. O evento foi organizado pela ConectJus (Empresa júnior jurídica do curso de direito da Uespi) e aconteceu nos dias 19 e 20 janeiro.

Discentes participando do IV Seminário de Direito Civil Constitucional

O seminário acontece anualmente e é idealizado para oferecer aos alunos de Direito o melhor e mais atualizado debate jurídico sobre matérias de relevância e inovação no campo do Direito Civil, com as interligações ocasionadas após a Constituição de 1988, que concedeu novos contornos à área de estudo, suavizando a visão patrimonialista e individual.

Isabelly Machado, discente do 8°bloco, é a Presidente da ConectJus, ela explica que desde a primeira edição do Seminário de Direito Civil-Constitucional teve a oportunidade de organizar, vendo desde muito cedo as interligações entre as matérias e se interessando pela pesquisa e pela extensão.

“Participar desde a primeira edição fez com que eu me interessasse ainda mais pela área, inclusive, com desejos de levar adiante o estudo para o exercício profissional. Além disso, o evento me ajudou a alinhar ideias e pensamentos e iniciar a produção científica durante a graduação, pois os professores palestrantes me incentivaram a escrever e me estimularam a me debruçar sobre o Direito Civil-Constitucional”.

Na ação, temáticas importantes foram debatidas como: A importância da conciliação familiar para a construção da parentalidade responsável; Direito e Tecnologia: novas habilidades para o advogado do futuro; Responsabilidade Civil dos Hospitais; A importância da pesquisa no curso de Direito, entre outros.  Todos os temas partiram da análise teórica e trataram sobre a resolução de casos concretos.

Segundo a Profª. Auricelia Nascimento eventos como esse enriquecem a formação acadêmica dos discentes. “A relevância acadêmica  do evento foi, sem dúvida, proporcionar aos discentes uma visão atual sobre os principais temas do Direito Civil Constitucional, assunto que repercute em todas as áreas jurídicas. Com embasamento teórico e aprofundado para motivar as demandas jurídicas”.

Profª. Auricelia Nascimento ao lado do Pró-reitor da PROP, Prof. Rauyres Alencar.

Confira mais fotos do evento: