Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Curso de Ciências Sociais: evento discute o tema democracia no Brasil

Por Priscila Fernandes

O curso de Ciências Socias da UESPI, campus Poeta Torquato Neto, realiza a terceira edição do minicurso “Diálogos Acadêmicos em Tempos de Pandemia“. Os encontros acontecem em formato de live no Youtube com professores convidados de outras instituições entre os dias 23 e 26 de novembro às 20 horas.

O tema do minicurso será “Em Defesa da Democracia no Brasil” e entre as temáticas discutidos, estão Informação, Fake News e  Liberdade de Expressão.

O objetivo do evento é trazer reflexões sobre o momento em que o país está enfrentando uma crise sanitária sem precedentes, com consequências sociais, políticas e econômicas para a população brasileira. Em sua terceira edição, o minicurso traz reflexões sobre as questões que permeiam a democracia brasileira e seus atuais dilemas, tais como a interferência das notícias falsas, a cogitação de intervenção militar por pessoas da sociedade e atores institucionais, além dos discursos de ódio vigentes nas redes sociais.

O Professor Bruno Melo, um dos organizadores das atividades, aponta que desde sua primeira edição, o minicurso é uma forma de mostrar alternativas para que a comunidade acadêmica entenda do país em determinados momentos.

“Teremos professores e pesquisadores para trabalhar em discussões dentro do tema Democracia. As lives são abertas para o público em geral que buscam refletir sobre informação, democracia e temas que abrangem essas áreas dentro da realidade brasileira. Convidamos a todos e todas”.

Também organizador do evento, o Professor Roberto Rocha acrescenta que os encontro buscam reafirmar a importância de se discutir o tema da democracia brasileira, bem como apontar estratégias em sua defesa. “Em face a esse cenário de múltiplas inquietações, o minicurso coloca-se como um espaço para discussão dessas questões e suas possíveis repercussões, dialogando com a comunidade acadêmica”.

O evento é aberto e gratuito, contando com a certificação de 20 horas/aula. Realize sua inscrição.

Confira a programação completa:

23/11: Informação, fake news e a democracia no Brasil (Professora Jennifer Azambuja de Morais/UFRGS);

24/11: Delimitando as fronteiras entre liberdade de expressão e crime (Professor Nelson Juliano/UFPI);

25/11: O papel das Forças Armadas na democracia brasileira (Professora Anaís Passos/UFSC);

26/11: Perspectivas para a democracia brasileira em tempos de instabilidade institucional (Professor Carlos Artur Gallo/UFPel).