UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Biologia realiza encerramento da Semana do Meio Ambiente e culminância de exposição de projetos

Por Jésila Fontinele

Foi realizado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Torquato Neto, o encerramento da Semana de Biologia desenvolvida pelo Centro Acadêmico (CABIO), em conjunto com a culminância do projeto de Biologia do Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire, com a coordenação da professora Dra. Carla Ledi. O evento integrou arte, comunicação e diversas formas de expressão por meio de trabalhos que promoveram a conscientização ambiental.

Encerramento da Semana do Meio Ambiente

Nadilson Borges, integrante do CA, pontuou sobre a integração dos alunos de todos os períodos do curso que se interessaram e atuaram nessas ações. “Nosso programa busca agregar e trazer para a sociedade esse ganho e nós nos sentimos extremamente realizados do ponto de vista da docência por fazer parte desse projeto”. A estudante Artemísia Alexandre destacou as atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente, especialmente a oficina “Modelando a Ecologia, uma abordagem ativa com maquetes no ensino básico”.  “Evidenciamos a importância da participação docente, trazendo materiais didáticos que eles possam utilizar de forma tangível e criativa”, referindo-se ao trabalho desenvolvido nas escolas de ensino básico com a criação de maquetes.

A Semana do Meio Ambiente se encerrou com a apresentação de banners das atividades desenvolvidas em campo. Os alunos promoveram palestras, oficinas e demonstrações de trabalhos. Essa semana de conscientização foi de fundamental importância, pois ultrapassou os limites da universidade, promovendo conscientização e senso crítico sobre o meio ambiente.

A culminância, coordenada pela professora Dra. Carla Ledi, buscou, por meio de formas criativas, provocar a comunidade acadêmica sobre a educação ambiental. Isso foi realizado através de cordéis, banners de exposição e maquetes com explicações sobre pautas que, embora pouco destacadas, precisam ser relembradas, principalmente em relação ao meio ambiente. Entre os temas abordados estavam estações de tratamento de esgoto, tratamento de água, legislação ambiental, cordéis sobre a seca no sertão e no inverno, além de maquetes que ilustravam processos como condensação, precipitação, evapotranspiração, escoamento e evaporação.

A professora Dra. Carla Ledi destacou sobre a proposta de levar às pessoas a reflexão, como “O que muda uma muda?”, de maneira crítica, para despertar o interesse em compreender as reais mudanças, além de atitudes transformadoras. “Aqui os alunos trabalharam a questão da seca, usaram a arte de cordel, abordaram como a água chega e retorna às nossas casas a partir das estações de tratamento. Não nos limitamos a dizer temos que fechar as torneiras, temos que cuidar da nossa parte, tentamos contextualizar”, concluiu a professora.