Curso de Biologia da UESPI em Corrente promove o VIII Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus de Corrente, promove entre os dias 21 e 23 de junho de 2023, o VIII Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí. O evento será gratuito e realizado on-line, com a possibilidade de envio de até três resumos para inscrição até o dia 31 de maio.

Faça sua inscrição aqui

O tema deste ano será “A Biodiversidade do contexto do MATOPIBA”, abordando questões relacionadas à conservação e preservação do meio ambiente em uma das regiões mais importantes do país para o agronegócio. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPRAPA),  essa área contém solos férteis e clima favorável para o cultivo de diversas culturas, como soja, milho, algodão e café. A sigla se refere as iniciais dos estados onde está localizada: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Site oficial do Simpósio

A iniciativa é uma oportunidade para estudantes, pesquisadores e interessados em geral debaterem a biodiversidade da região e discutirem estratégias para sua preservação. Durante o simpósio, serão discutidas várias temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e as energias alternativas.

A Prof. Maria Andreia Nunes do curso de Biologia do campus está a frente da organização do evento destaca que serão abordadas outras temáticas que não são tradicionalmente discutidas nos cursos de Biologia, para as quais foram convidados pesquisadores especializados.

“O evento contará com mesas-redondas sobre a preservação do Parque Nacional do Cerrado e a questão energética, além de palestras sobre temas que não são tradicionais na região. A ideia é abranger a recepção de trabalhos em diversas áreas da biologia e trazer discussões relevantes para o contexto local, como a preservação da biodiversidade do cerrado”, afirma a docente.

O Matopiba abrange os biomas Cerrado com 90,94% (de toda a área), Amazônia, com 7,27%, e Caatinga, com 1,64%. Existem cerca 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas, 36 quilombolas e 1.053 assentamentos de reforma agrária, de acordo com levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica (GITE) da Embrapa em 2021.

Orientações para o envio de resumos:

Os arquivos devem ser em formato .DOC (word), outros formatos serão rejeitados.
Cada inscrição dá direito a incluir até 3 resumos. Cada resumo com até 5 autores.
Envie suas dúvidas para viiisbp@gmail.com