Curso de Biblioteconomia: Projeto SARU desenvolve Clube de Leitura para alunos da Rede Pública

Por Anny Santos

O curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, desenvolve o Projeto SARU,  que propõe a mediação de leitura e pesquisas escolares entre alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do Piauí.

Atuando atualmente na escola CETI Pe Joaquim Nonato Gomes, o Projeto existe desde 2015 em parceria com a Seduc e busca integrar as ações da Biblioteca às Práticas Pedagógicas de Ensino, pautadas pelas diretrizes da BNCC, correlacionando com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU), propiciando um espaço adequado ao desenvolvimento da Leitura e Pesquisas Escolares na formação crítica e cidadã.

Uma das atividades desenvolvidas pelo projeto é o “Clube de Leitura SARU”, que ocorre todas as quintas-feiras, das 8h20 às 9h20, com alunos do 8° ano. A atividade possui o intuito de tornar os estudantes leitores autônomos, sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações sociais, promovendo o fortalecimento do protagonismo dos adolescentes pelo acesso à leitura, dando, dessa forma, condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

O professor Me. Aluiso Castelo Branco, Coordenador do Projeto e do Clube de Leitura SARU, destaca o apoio recebido por parte da direção da escola, professor Antônio Filho, e pela Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie), juntamente com as professoras Francilene da Silva Sousa (CETI PJNG), Carla Valéria (Seduc), Telma Mendes de O. Silva (Biblioteca CETI PJNG) e a bibliotecária Lauriana Fontenele (Seduc). Além disso, reforça a importância das atividades realizadas.

“O Clube da Leitura pode estimular o diálogo com a diversidade de formação e vivências, por meio do pensamento e posicionamento crítico dos alunos frente a realidade retratada nas obras literárias escolhidas para socialização, bem como, nas temáticas que envolvem os 17 Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável previsto na Agenda 2030/ONU”, finaliza.

Como participar?

Os alunos do curso de Biblioteconomia, de qualquer período, que se interessam pelas atividades desenvolvidas podem enviar um e-mails demonstrando interesse para aluisiocastelo@cca.uespi.br ou coord.biblioteconomia@ccsa.uespi.br .