Curso de Biblioteconomia desenvolve projeto que propõe a mediação de leitura e pesquisas no Ensino Fundamental

Por Anny Santos

O curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, desenvolve projeto SARU que propõe a mediação de leitura e pesquisas escolares entre alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do Piauí.

Atuando atualmente na escola CETI PE Joaquim Nonato Gomes, o projeto que existe desde 2015 em parceria com com Seduc, busca integrar as ações da Biblioteca às Práticas Pedagógicas de Ensino, pautadas pelas diretrizes da BNCC, correlacionando com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU), propiciando um espaço adequado ao desenvolvimento da Leitura e Pesquisas Escolares na formação crítica e cidadã.

O SARU possui a organização técnica do acervo da Biblioteca e formação da comunidade escolar, permitindo fácil acesso às obras do acervo em seus mais variados suportes e aos demais serviços oferecidos pela mesma. Diante disso, integra os serviços oferecidos ao processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma ação planejada entre bibliotecário, equipe administrativa, professores e familiares, visando uma melhor apreensão dos conhecimentos pelos alunos, bem como, despertando o hábito da leitura e o desenvolvimento do senso crítico.

Para o professor Aluiso Castelo Branco, um dos organizadores do projeto, as atividades realizadas permitem aos discentes de Biblioteconomia o exercício das atividades práticas que envolvem a competências do Bibliotecário Escolar, quais sejam, organização e mediação de informações no suporte às práticas Pedagógicas e de incentivo à leitura e pesquisas escolares por meio do acesso às fontes de informação e fomento a cultura, fazendo com que a sociedade seja beneficiada a médio prazo na medida em que venha a interagir com a escola por meio de atividades específicas para este fim.

“Nós, enquanto mediadores de informação, também estamos atentos a essas causas referentes a Agenda 2030 da ONU, procuramos nos envolver em torno destas, dentro do processo de próprio desenvolvimento de projetos de extensão. Dessa formas, buscaremos estar empenhados no que está sendo planejado com ações em nível estadual”, ressalta.

Dando suporte ao desenvolvimento das atividades docentes por meio da disponibilidade de fontes de informações necessárias ao planejamento pedagógico e desenvolvimento de Projetos, a iniciativa também estimula o protagonismo juvenil por meio de atividades de fomento à cultura (oficinas e saraus literários, etc) incentivando a leitura crítica e de entretenimento, a partir dos conteúdos curriculares baseados na BNCC e dos temas que versam sobre sustentabilidade.

Vaga de Estágio Supervisionado

O projeto divulga a existência de 02 (duas) vagas disponíveis para Estágio Supervisionado.

Contato: coord.biblioteconomia@ccsa.uespi.br

Fotos de ações recentes do Projeto

CETI PE Joaquim Nonato Gomes