UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Cultura negra e indígena ganha espaço na UESPI em evento de Biblioteconomia

Por Filipe Benson

A filosofia negra e indígena invadiu o ambiente universitário no evento “Banhos de ervas: Sabedorias indígenas e filosofia da informação”, promovido pelo Bloco 1 de Biblioteconomia, realizado nessa terça (27/05), na Universidade Estadual do Piauí, Campus Clovis Moura.

A palestra conduzida por Pétala Medeiros, pós-graduanda em Sociedade e Cultura pela UESPI, abordou a inclusão e discussão dos conhecimentos ancestrais indígenas e africanos dentro do espaço acadêmico e no curso de Biblioteconomia. “Uma instituição que tenha essas discussões, um profissional bibliotecário que faça essas discussões, democratiza os saberes indígenas e as filosofias africanas”, afirmou a palestrante.

Estudantes participantes do evento

Na organização do evento estava a professora de biblioteconomia, Bruna Dayane, que apontou o processo de reparação histórica como um dos principais motivos para alimentar esses debates dentro da Universidade. “A partir de palestras, pesquisas de TCC, bibliotecas, arquivos, museus, nós podemos contribuir academicamente e dar o protagonismo para esses povos que foram marginalizados, subalternizados, que foram escravizados, marcados na nossa história”, explicou a professora, apontando para o poder de transformação a partir da produção acadêmica aliada a cultura desses povos tradicionais.

Professora Bruna Dayane e a palestrante Pétala Medeiros

Isabel Pereira, aluna do bloco 1º de Biblioteconomia, destaca que a palestra ajudou a ter uma compreensão maior da importância das filosofias desses povos. “A cultura indígena e africana tem muito a nos ensinar, muito a compartilhar.  Suas memórias são ricas e fascinantes e a biblioteca como lugar onde se guarda memória e tem como seu principal papel compartilhar dessas memórias e as preservar, repassando para futuras gerações”, disse a discente apontando também para o importante papel social de preservação dessas culturas.