CRI: Bolsas para intercâmbio na Itália

A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Coordenação de Relações Internacionais a pedido do Ministério das Relações Exteriores, divulga que a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), com o financiamento da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano (DGCS/MAE), concede bolsas de estudo a cidadãos dos países membros da IILA que desejem realizar estágios pós-universitários de especialização e/ou de atualização dos conhecimentos nas seguintes áreas:

AGROALIMENTOS E TECNOLOGIAS ALIMENTARES,
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS,
CIÊNCIAS DA VIDA E BIOTECNOLOGIA,
CIÊNCIAS DA TERRA E USO DAS TECNOLOGIAS ESPACIAIS PARA A OBSERVAÇÃO DA TERRA,
CONSERVAÇÃO, TUTELA, RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL,

BENEFÍCIOS: A bolsa de estudo, que terá duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses, inclui:
 a) um orçamento mensal de € 1.200 para as despesas de alimentação e alojamento;
 b) seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil.
O custo de ida e volta do país de origem para a Itália ficarão totalmente a cargo do bolsista, ou da Instituição a qual faz parte (se houver recursos), bem eventuais despesas para a obtenção da documentação necessária para a estadia na Itália.

PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA:
1 –  O candidato escolherá, com base no próprio projeto a ser realizado, uma instituição, italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e entrará em contato diretamente com a mesma sem a intervenção da IILA.
 2 – Em caso de aceitação por parte desta instituição, é necessário pedir uma carta de aceitação (em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso a ser realizado) assinado em original por um representante/autoridade. Nesta etapa, enviar a cópia da carta de aceite para a Coordenação de Relações Internacionais da UESPI: (EMAIL: cri@uespi.br), para o devido controle de interesse de candidaturas.
3 – A inscrição pode ser feita somente preenchendo o formulário on-line disponível no site web IILA: www.iila.org / FB @SegreteriaTecnicoScientifica (FORMULÁRIO DE REGISTRO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4y0dJvXDKWkbPl0PDt2c8iqm1lmaT hmcpC_2JGtAohXVl7A/viewform?usp=sf_link)
As candidaturas devem ser apresentadas em uma qualquer das línguas oficiais da IILA (espanhol, italiano, português ou francês).
As candidaturas apresentadas em outras línguas não serão consideradas.

Prazo: Todas as informações solicitadas deverão ser inseridas na plataforma, o mais tardar até o dia 30 de setembro de 2022 (h24.00 GMT + 2), data de encerramento da chamada

O Edital segue em anexo, contém os requisitos e os detalhes sobre a aceitação da candidatura no Programa, que dará direito à bolsa.
Para quaisquer outras informações que não estejam claramente indicadas no edital, é possível escrever ao seguinte endereço de e-mail: borse@iila.org
Na UESPI, poderão enviar um email (cri@uespi.br ) para a Coordenação de Relações Internacionais para dúvidas que não foram sanadas pelo Edital, e sobre o processo de passaporte e visto caso não tenham a documentação, estudos na Itália e outros assuntos relacionados ao processo de candidatura.