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Coral da UESPI integra apresentação da Missa de Alcaçuz em celebração à música nordestina

Por Roger Cunha 

Unindo a força da música erudita com os ritmos e sonoridades populares do Nordeste, o Coral da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participa da emocionante apresentação da Missa de Alcaçuz, obra do renomado compositor potiguar Danilo Guanais.

O espetáculo reúne também o Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Madrigal Vox Populi, sob a regência do maestro Vladimir Silva e a direção artística de Cássio Martins e Pedro Furtado (UESPI). A apresentação acontece no dia 11 de junho de 2025, às 19h, no SESC Cajuína, em Teresina, prometendo ser um marco na cena cultural piauiense.

Celebração da Música Nordestina e Erudita em Teresina

A ideia de unir diferentes corais na produção de grandes obras musicais, integrando músicos de diversas instituições e movimentando o cenário erudito da cidade, é um pilar fundamental deste projeto. Essa iniciativa nasceu de uma conversa entre Pedro Furtado, diretor artístico da UESPI, e Vladimir Silva. “A ideia é unir forças colaborativas através da união entre esses corais, na produção de grandes obras musicais, integrando músicos de diferentes instituições e movimentando o cenário erudito da cidade”, explica Furtado.

No ano passado, Furtado, Silva e Cássio Martins já haviam colaborado na realização do Requiem de Gabriel Fauré, seguindo a mesma visão de trabalho conjunto. Este ano, o projeto ganha uma dimensão ainda maior com a presença do próprio compositor da Missa de Alcaçuz, Danilo Guanais, que está ministrando uma oficina de Composição no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI). Ao seu lado, o maestro Vladimir Silva conduz a oficina de Regência Coral, aberta a alunos do IFPI e à comunidade em geral, reforçando o compromisso com a formação e a disseminação do conhecimento musical.

A Missa de Alcaçuz é uma obra contemporânea que tece uma ponte magistral entre a estrutura tradicional da missa católica e os vibrantes elementos rítmicos e melódicos da cultura popular do Nordeste. A proposta do espetáculo é valorizar a identidade cultural da região por meio da música, promovendo uma experiência artística rica, sensível e acessível.

Para Pedro Furtado, essa obra possui um encanto particular: “Eu já havia cantado a obra com o Coro de Câmara de Campina Grande, Paraíba, na cidade de Natal, RN, e fiquei encantado. Sempre quis realizá-la em Teresina”. Ele destaca o que torna a Missa de Alcaçuz tão singular: “A mistura entre o erudito (através de influências de Mozart, Bach, Vivaldi e outros) e o popular, em uma miscelânea de criatividade composicional e influências, é um diferencial com relação a essa obra. Elementos musicais, como ritmos e instrumentos nordestinos – a exemplo do triângulo, zabumba – são inseridos em uma peça cantada em latim, fortalecendo nosso caráter identitário e de pertencimento.” Essa fusão cria uma experiência sonora que transcende fronteiras, celebrando a riqueza cultural do Brasil.

A participação do Coral da UESPI neste projeto representa um momento crucial para a universidade e, em especial, para a formação artística de seus integrantes. O envolvimento com uma obra dessa dimensão proporciona um aprendizado técnico aprofundado, uma vivência coletiva enriquecedora e o contato com repertórios diversificados.

O maestro ressalta a importância desse processo para os cantores da UESPI: “Para os cantores da UESPI, esse processo é importante para seu crescimento vocal, artístico e ganho de experiência. Através da vivência com novos maestros e músicos, naturalmente, as exigências e demandas serão outras, contribuindo para agariarem uma série de novos conhecimentos musicais e sociais.” Ele também aponta o nível de exigência técnica da Missa de Alcaçuz, que é “mais complexo que o exigido pelo Requiem de Fauré, realizado no ano passado, demonstrando que o processo é sempre focado em superar barreiras e concluir um objetivo”. Essa abordagem não apenas aprimora a técnica musical, mas também incute uma noção de responsabilidade que se estende ao social, promovendo o trabalho coletivo, a superação, a atenção e a autoestima.

A montagem foi construída de forma colaborativa entre os grupos envolvidos, com semanas intensas de ensaios e preparação conjunta. Contudo, preparar uma obra com três corais diferentes apresentou seus desafios. “Foi o primeiro grande desafio, pois cada coral tem uma sonoridade e níveis técnicos diferentes, e torná-la mais homogênea foi de primeiro, o grande desafio”, revela Furtado. Além disso, a transmissão das melodias para cantores que não leem partitura e a exigência estético-vocal também foram superadas com dedicação e empenho.

A presença de solistas, orquestra instrumental e a união de diferentes vozes prometem uma apresentação potente, com forte carga simbólica e emocional. O espetáculo destaca não apenas o talento dos músicos, mas também a capacidade das instituições públicas de ensino em fomentar e produzir cultura de qualidade, acessível a todos.

Pedro Furtado conclui com uma visão apaixonada sobre o impacto no público: “Assistir a um espetáculo dessa magnitude levará o público a um estado de pertencimento, de identificação cultural e fascínio pela beleza das melodias, harmonias e ritmos.” Será uma noite memorável, onde a música transcende o palco e se conecta diretamente com a alma da cultura nordestina.