UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Conheça os cursos de tecnologia em Energias Renováveis e Sistemas para Internet da UESPI

A UESPI, através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), lança edital com novas ofertas de vagas para os cursos de Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas para Internet para o segundo semestre de 2023, com inscrições para vestibular de 25 de maio a 16 de junho. São 3100 vagas, distribuídas em 61 polos, conforme o edital. O programa é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Diante disso, a nossa Assessoria de Comunicação traz uma matéria completa para esclarecer algumas dúvidas sobre os novos cursos ofertados pela nossa UESPI.

 

Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis

 

O curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis tem a duração de cinco semestres, com uma carga horária total de 2200 horas, equivalente à duração mínima de dois anos e meio. O principal objetivo do curso é graduar profissionais com formação de caráter específico voltados para a área de Energias Renováveis, com competências profissionais tecnológicas para projetar, instalar, operar e manter, além de propor inovação científica e tecnológica, compreensão dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes de suas atividades.

“Esse curso vem em um momento ímpar para o nosso Estado, que já tem consolidado uma infraestrutura na parte das energias renováveis, seja eólica ou solar, e agora passamos por esse momento de mudança de matriz energética que traz o hidrogênio. É uma formação que vem agregar exatamente no momento em que há uma necessidade mercadológica e que tem uma formação muito direcionada para a formação de profissionais que atendam essa demanda específica”, explica o professor Juan de Aguiar, coordenador do curso de Tecnologia em Energias Renováveis do regime presencial da UESPI.

Os objetivos específicos do curso estão voltados para a formação básica, específica e holística. A formação básica necessária se trata dos conteúdos de Matemática, Física, Línguas, Legislação do setor elétrico, normas de segurança do trabalho e gestão empresarial. Já a formação específica traz a questão do desenvolvimento de competências necessárias para atuar no projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas residenciais, comerciais e industriais baseados em energias renováveis. E a formação holística pretende proporcionar desenvolvimento de competências para atuar também em atividades de pesquisa e extensão voltadas às necessidades do país.

“O curso foi pensado visando, principalmente, a atuação prática e possui um Projeto Pedagógico de Curso inovador, aderente às tecnologias que vão ser implementadas no nosso Estado. Esses profissionais vão trabalhar na concepção dos projetos, desenvolvimento, implantação, manutenção e operação das infraestruturas para energias renováveis. Atualmente, em parceria com a UESPI, nós já temos o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI), onde muitos cursos trabalham com a temática de energias renováveis no sentido de agregar mão de obra para o mercado e esse curso de graduação o toque que faltava para o desenvolvimento de profissionais na área”, complementa o professor Juan de Aguiar.

CONFIRA O FLUXOGRAMA DO CURSO

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

 

Com carga horária total de 2000 horas divididas em cinco semestres, o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet tem duração estimada de dois anos e meio. O Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UESPI tem por objetivo a formação de um profissional que atenda a uma demanda crescente da sociedade como um todo, levando o progresso através da melhoria da produtividade e da eficiência das organizações, e da possibilidade de acesso a serviços e informações diversos e atuais pela população local. Apresenta um desenho moderno e inovador, pautado no aprendizado por competências e no aprendizado baseado em projetos e em que os alunos desenvolvem seu processo de ensino aprendizagem trabalhando a resolução de problemas reais.

O professor Maurício Rocha, coordenador do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet explica que o curso traz uma resposta rápida para uma necessidade de mercado na área de Tecnologia da Informação com uma formação objetiva e direcionada. “Com a carência de profissionais qualificados na área de TI (Tecnologia da Informação) é muito importante a apresentação dessa resposta rápida ao mercado de trabalho. O curso de sistemas para a internet é focado nas principais metodologias e técnicas da engenharia de software”, explica o professor.

A articulação entre a Teoria e a Prática no âmbito do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UESPI se dá de forma precoce e constante. As diversas disciplinas contemplam em seus planos de curso, cronogramas de atividades práticas desenvolvidas em sincronia com as aulas teóricas. Com isso, o aluno egresso do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet deverá estar preparado para desenvolver suas atribuições, pautadas em conhecimento técnico, demonstrando competência e atitudes éticas e responsáveis, buscando resolver soluções para os problemas do mundo real. Para isso, o curso oferece uma forte base de programação de sistemas de informação e desenvolvimento de sistemas para Internet, habilitando a propor e desenvolver soluções inovadoras para o mercado.

“Na oferta do curso através da UAPI serão 2.800 vagas em 56 polos, proporcionando a formação necessária ao aluno do interior do Estado sem precisar se deslocar até a capital. É uma ação importante para a transformação digital que o Piauí está passando, oferecendo uma mão de obra qualificada que virá principalmente de cidadãos do nosso Estado”, reforça o professor Maurício Rocha.

CONFIRA O FLUXOGRAMA DO CURSO

Ofertas dos cursos através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI)

 

As inscrições para o vestibular dos dois novos cursos será de 25 de maio a 04 de junho, através do endereço eletrônico https://uespi.br/editais-uapi/ Para efetuar sua inscrição o candidato deverá realizar atenciosa dos itens do edital; acessar o site de inscrição; informar o número do CPF; preencher devidamente os campos da Ficha de Inscrição online disponível no site; digitalizar e inserir a documentação exigida no item 2.3 do Edital em formato PDF (ARQUIVO ÚNICO, com no máximo 5MB de extensão). 

O processo seletivo para classificação de candidatos ocorre em etapa única para candidatos que optarem pelas vagas em ampla concorrência e em duas etapas para os candidatos que optarem pelas vagas de concorrência por sistema de cotas. A primeira etapa, comum a todos os candidatos, trata-se exclusivamente de análise das documentações conforme edital. A segunda etapa, apenas para os candidatos concorrentes das vagas pelo sistema de cotas, será a avaliação pela comissão de heteroidentificação.

As aulas teóricas serão realizadas no Canal Educação e transmitidas aos sábados, via satélite para os Polos (de forma síncrona através da Mediação tecnológica) e os interessados em ingressar no sistema UAPI/UESPI devem estar cientes que assistirão às aulas presencialmente no Polo em que se matriculou. O Curso de Tecnologia em Energias Renováveis conta ainda com aulas práticas laboratoriais aos fins de semana no Polo de Teresina de acordo com o Projeto Político Pedagógico e cronograma acadêmico.

A previsão para a publicação do resultado final da seleção é dia 11 de agosto de 2023, com previsão de início das aulas para o dia 28 de agosto de 2023. A lista completa dos polos contemplados com as ofertas, a relação da documentação necessária para inscrição e o cronograma completo do vestibular podem ser conferidos através do edital.

Confira o EDITAL COMPLETO: https://uespi.br/editais-uapi/