Confira como foi a primeira etapa do concurso para o Corpo de Bombeiros – 2023

Por Anny Santos

Na manhã deste domingo (04) a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu os candidatos do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI 2023), sendo organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da UESPI.

Como instituição responsável pela execução do cronograma do edital, o NUCEPE contabilizou 4.038 inscritos, tendo somente 550 faltosos, cerca de 13,6%, um número considerado bom, tendo em vista que outros concursos públicos possuem uma média acima de 16%.

Ao todo estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 200 vagas para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva. O concurso possui cinco etapas. A primeira foi a realização da prova escrita, objetiva e dissertativa, que ocorreu no último domingo; a segunda refere-se ao exame de saúde; a terceira é o exame de aptidão física; a quarta etapa será a avaliação psicológica e a última uma investigação social.

“Este é um concurso importante demandado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Governador Rafael Fonteles para aumentar o quantitativo das forças de segurança. Ele representa a ampliação do quadro efetivo do Corpo de Bombeiros e temos acompanhado todas as etapas. Essa é uma ação importante que beneficiará a população piauiense”, ressalta o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto.

A Prof. Dra. Bárbara Melo, Diretora do Nucepe, destaca que o CBMEPI 2023 é um importante concurso para o Estado do Piauí e toda a sua população, para a Secretaria de Segurança Pública, a corporação do Corpo de Bombeiros e também, sem dúvidas, para a UESPI. “Tivemos um apoio importantíssimo do Serviço de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública, da Corporação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para dar todo o suporte e segurança necessária para a realização da primeira etapa do concurso. Foram OITO centros de aplicação, todos funcionando adequadamente sem nenhuma intercorrência”, finaliza.

Confira o cronograma atualizado

Resultado Final da 1ª Etapa (prova escrita objetiva e dissertativa) e Divulgação do Edital de Convocação dos Candidatos Classificados para a 2ª Etapa: 11/07

2° etapa: Exame de saúde de 31/07 a 07/08

3° etapa: Exame de aptidão física de 29/08 a 06/09

4° etapa: Avaliação psicológica em 01/10

etapa: Investigação social de 14/04 a 07/08

Divulgação dos aprovados em 13/11

O Corpo de Bombeiros, atualmente, conta com 340 bombeiros ativos. Com o concurso, o órgão passará para 740 profissionais atuando pela segurança do estado.

Confira o Gabarito Preliminar da Prova Escrita Objetiva

GABARITO_PROVA_TIPO_A