Conecta ENADE realiza preparatório para Coordenadores dos cursos selecionados para o ENADE 2022

Por Anny Santos

Na tarde dessa segunda-feira (17) foi realizado, no auditório do Palácio Pirajá, localizado no prédio sede da Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o preparatório para Coordenadores dos cursos selecionados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que ocorre no dia 27 de novembro. Nessa edição, as provas serão realizadas por estudantes dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia.

O programa Conecta ENADE, responsável pelas ações e pelo preparatório, lançado no dia 29 setembro, é um projeto permanente proposto pela Administração Superior com o objetivo de preparar a comunidade acadêmica para o ENADE e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Para que todos, em especial os discentes, possam estar mais informados sobre as provas, o programa surge da necessidade de promover visibilidade aos exames dentro da própria comunidade acadêmica, a tornando mais informada, preparada e consciente da importância da participação.

O Reitor da instituição, professor Dr. Evandro Alberto, esteve presente acompanhando o processo de desenvolvimento e execução do programa e do preparatório. Para ele, o empenho de cada colaborador do projeto se faz essencial, somando-se ainda ao cuidado e atenção dos Coordenadores dos cursos.

“Vocês possuem a garra que, infelizmente, nem sempre encontramos em outras instituições. Se superam a cada dia e isso é o que faz com que a universidade tenha uma base muito forte. Em todos os cursos que temos é possível ver, através dos Coordenadores e professores, essa demonstração de superação e força, mostrando que querem, de fato, o melhor”, destaca.

O projeto é constituído de três componentes: a equipe técnica, responsável pelas informações sobre o ENADE e o SINAES, a equipe de Língua Portuguesa, responsável pelas informações sobre a estrutura da prova e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual, e a equipe pedagógica, responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso.

O que é o ENADE?

O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira mais sobre o Conecta ENADE