Conecta ENADE: programa oferta oficinas de aprendizagem

Por Clara Monte

O projeto Conecta ENADE está realizando oficinas de capacitações sobre o sistema de avaliação da educação superior no Brasil, com professores, coordenadores e alunos dos cursos selecionados nessa edição do programa. Os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia, participam dessa ação uma vez por semana até o dia da aplicação da prova.

Tales Antão de Alencar, que faz parte da equipe técnica do projeto, explica que as atividades desenvolvidas pelo programa objetivam preparar os alunos para que eles consigam efetuar a prova de forma exitosa.

“São várias as ações e oficinas de aprendizagem que estão sendo ofertadas através de simulados, correção de provas dos anos anteriores e revisões, com o objetivo de ajudar o aluno a realizar uma prova mais efetiva. A primeira etapa é o questionário do estudante, a segunda, uma prova de conhecimentos, dividida em um primeiro momento com perguntas de conhecimento gerais, seguindo de uma segunda parte com questões específicas”.

A procuradora institucional do ENADE, Rosário Batista, relembra que a primeira etapa do programa se aproxima.

“Acho necessário enfatizar a importância do preenchimento do questionário que acontece até dia 26/11. O aluno que responder até essa data, será apto a realizar a prova, caso contrário, mesmo fazendo a avaliação, ele continua sendo um estudante irregular”.

ENADE na UESPI

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Na UESPI, os alunos têm tido a oportunidade de se preparar para a avaliação através do Programa Conecta ENADE.

O Programa é de iniciativa da Reitoria e da Vice-Reitoria, representados pelo Prof. Dr. Evandro Alberto e o Prof. Dr. Jesus Abreu respectivamente, com o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.