Conecta ENADE: Floriano e Parnaíba recebem visitas da equipe técnica

Membros da equipe do Programa Conecta ENADE, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), estiveram nos campi de Floriano e Parnaíba apresentando o Programa aos Coordenadores, Docentes e discentes dos cursos selecionados a realizarem o Exame, em novembro.

Visitas realizadas em Floriano (imagem de cima), e em Parnaíba (imagem de baixo)

O Conecta ENADE é um projeto permanente proposto pela Administração Superior com o objetivo de preparar a comunidade uespiana para o Enade e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O programa foi lançado no último dia 29 de setembro para que toda a comunidade, em especial, os discentes possam estar informados sobre as provas do Enade, que irão ser realizadas no dia 27 de novembro para os estudantes dos cursos de bacharelado de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia.

O cronograma de visitas presenciais nos campi que ofertam os curso que farão o Enade começou no dia 04 e seguem até o dia 15 de outubro.

CONHEÇA A EQUIPE DO PROGRAMA

Campus Floriano:

No Campus Dra. Josefina Demes em Floriano, as atividades foram realizadas nos turnos da tarde e da noite, com direito a reunião com Professores e Coordenadores dos cursos do ciclo e oficinas com professores e alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

As visitas foram lideradas pelo Prof. Tales Antão, membro da Comissão Técnica do ENADE e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além da Prof. Lília Brito da Silva, membro da equipe de Língua Portuguesa, e professora de Letras/Português do campus de Picos.

Com camisas brancas personalizadas do Programa o Prof. Tales Antão e a Prof. Lília Brito

Além disso, o Programa também promoveu duas oficinas interligadas direcionadas aos professores e alunos, sendo uma delas uma oficina sobre o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES), no qual o ENADE está inserido e a Oficina de Língua Portuguesa e Formação Geral e Estrutuação da prova, com os tipos de questões e os distratores para os alunos.

Durante o encontro, o Prof. Joaes Mota, do curso de Ciências Contábeis fez uma avalição sobre a iniciativa promovida pela UESPI. “Acho que é de grande valia essa iniciativa, justamente por estar preparando os alunos que estarão prestando o Enade que é de fundamental importância tanto para o curso, como para a instituição no contexto geral”.

Prof. Lídia Brito durante palestra em sala de aula

Leia Assunção, aluna concluinte do curso de Ciências Contábeis que vai realizar o Exame no ano de 2022 comenta sobre a importância do ENADE para os alunos. “É de grande importância para de certa forma avaliar o curso, apesar de tudo o que passamos durante esse processo de pandemia, mas para provar mais uma vez que a educação e o curso de Contábeis na UESPI é muito bem colocado, passado e muito bem aproveitado para os alunos”, finaliza a discente.

Campus Parnaíba

No Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira em Parnaíba, as atividades foram realizadas no turno da noite, com direito a reunião com a direção, coordenadores e professores do curso de Direito, além de oficinas realizadas junto ao corpo docente e discente.

Prof. Márcia Edilene palestrando para os alunos

Segundo a Prof. Dra. Mônica Gentil, Pró-Reitora Adjunta de Ensino e Graduação (PREG) e membro da equipe técnica do Programa o encontro foi um espetáculo e destacou a participação do Prof. Eyder, Diretor do Campus e da Profa. Maria da Graça, coordenadora do Curso de Direito.

“Após a conversa com os professores de Direito, nos reunimos com os alunos para apresentarmos o Programa e discutirmos a estrutura da prova e as estratégias de leitura e escrita”.

Prof. Mônica Gentil reunida com professores

“O Programa Conecta Enade foi recebido, pelo curso de Direito de Parnaíba, como uma proposta essencial ao Enade -UESPI, principalmente porque objetiva ser contínuo e institucional.
Outro valor atribuído ao Programa foi a inclusão de professores-colaboradores dos Campis da UESPI.