Colação de Grau: prorrogado o prazo de solicitação de colação de grau na modalidade convencional

O Cerimonial Universitário da Universidade Estadual do Piauí informa que o prazo para solicitar a colação de grau na modalidade convencional foi prorrogado. O prazo segue em aberto até o dia 31 de outubro para concludentes do semestre 2022.1. Confira as principais dúvidas que podem surgir:

Como, quando e onde agendar a colação de grau da turma com contrato com empresa (modalidade convencional)?

No início de cada período o Cerimonial Universitário libera o agendamento das colações de grau na modalidade convencional. Em Teresina, é necessário um membro da comissão dirigir-se ao Cerimonial Universitário para realizar o agendamento da colação de grau. Os alunos dos campi do interior devem solicitar a solenidade de colação de grau nas direções de cada unidade.
Para efeitos de colação de grau, é considerada turma um número superior ou igual a 10 formandos.

Em casos da turma não ter 10 alunos concluintes, é possível se juntar a outra turma (de qualquer curso) que também esteja concluindo no mesmo período, com o mesmo critério, menos de 10 alunos concluintes, e realizar a colação de grau convencional com as duas turmas juntas.

Quais os requisitos para participar da colação na modalidade convencional?

Estar adimplente com as responsabilidades acadêmicas e ter concluído todas as disciplinas. Além disso, os discentes devem ser todos do mesmo período. Ou seja, um discente que concluir as disciplinas, não poderá esperar a turma seguinte para realizar a colação de grau.

A turma concludente (com número igual ou superior à 10 formandos) não possui contrato com empresa de colação de grau, como proceder?

Para turmas com um número igual ou superior à dez  a Universidade Estadual do Piauí oferta a modalidade de colação de grau em separado ( que apesar do nome são várias pessoas que participam). Os formandos deverão colar grau no mesmo dia (para atingir o quórum mínimo de dez formandos). A solicitação deve ser feita via coordenação de curso. O coordenador do curso, ao final do período, deve enviar ao DCAD (Divisão de Controle Acadêmico e Diplomação) e ao Cerimonial Universitário a relação dos discentes aptos, bem como a previsão da data da colação de grau. Os discentes não precisam pagar a taxa da colação de grau ( R$ 40,00).

Nessa modalidade as colações acontecem geralmente a cada quinze dias, às terças-feiras, pela manhã, no auditório do campus. Em Teresina, as colações acontecem no auditório do Palácio Pirajá, do Campus Poeta Torquato Neto.

E-mail do DCAD: dcad@preg.uespi.br

E-mail do Cerimonial Universitário: cerimonial@uespi.br