Campus de Uruçuí: Começa hoje a III Semana de Agronomia

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), realiza em ambos os campi do município de Uruçuí, entre os dias 24 e 27 de outubro a III Semana de Agronomia com o tema: “Perspectivas de atuação do Engenheiro Agrônomo nas cadeias produtivas no Cerrado piauiense”.

No site do evento, você tem acesso a programação, a lista de palestrantes e atividades que vão acontecer durante o encontro.

O objetivo do evento é reunir professores, pesquisadores, produtores, estudantes e outros profissionais ligados à Ciências Agrárias na região, para  mostrar e debater questões técnicas e científicas fundamentais para o desenvolvimento de cadeias produtivas na região do Cerrado do Piauí, promovendo uma interação entre os profissionais, além da partilha de conhecimentos que provocam o fortalecimento dessas parcerias e contribuem no desenvolvimento intelectual e profissional para os alunos de Graduação.

O Prof. João Filho, destaca que o evento ocorre há aproximadamente 10 anos na instituição. Segundo o docente, no curso de engenharia agronômica, estão matriculados aproximadamente 120 alunos e ao total a ação deve reunir a participação de 250 discentes somando os estudantes duas instituições.

“O evento é de fundamental importância para conhecermos e discutirmos a realidade do setor agropecuário na região do Cerrado do sul piauiense. Esta região tem passado por grandes transformações, principalmente no que diz respeito ao setor agrícola, o que pode estimular aos discentes matriculados no curso de Agronomia, a buscarem maior conhecimento e capacitação das futuras áreas de atuação.”

Além disso, a III Semana de Agronomia traz temas voltados as potencialidades e desafios para inserção e atuação do Engenheiro Agrônomo nas principais cadeias produtivas do Agronegócio da região, a exemplo, da cadeia de grãos, hortifruti e pecuária, todas responsáveis pela geração de emprego e renda que impulsionam o crescimento da economia na região.