Campus de Picos: aluna do curso de Jornalismo participa de live em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres na Ciência

Por Géssica Feitosa

A estudante do curso de Jornalismo, Ana Vanessa, do terceiro período do curso de Jornalismo da UESPI, campus de Picos, participou da live da FAPEPI em forma de mesa virtual para debate comemorativo sobre o dia Internacional de Mulheres na Ciência. A live aconteceu através do Youtube, no sábado (11).

A estudante é bolsista da FAPEPI e orientanda do professor mestre Flávio Santana. Ana fala sobre a importância de mulheres e meninas ao representar outras na pesquisa, para que estas sejam inspiradas a ocuparem esses e outros espaços.

“A FAPEPI por nos dar essa oportunidade, enquanto estudantes da UESPI como também de outras instituições, nos ajuda a enxergar melhor toda essa realidade em que podemos ocupar um espaço importante na pesquisa, como mulher, menina e estudante. Fiquei muito lisonjeada de ter sido convidada, principalmente no início da minha graduação, pois ainda estou conhecendo e me envolvendo com a pesquisa. Com esse evento só temos a ganhar e através disso conseguir mostrar que a sociedade está em constante mudança e que nós mulheres somos seres ativos que contribuem com essas transformações”, enfatiza Ana Vanessa.

A Prof.ª Dr.ª Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Gerente da Diretoria Técnico-Científica (DTC) e professora da Universidade Estadual do Piauí – Campus Jesualdo Cavalcanti, de Correntes, mediadora da mesa fala da importância desta data e mesa virtual para o debate sobre a mulher na ciência.

“Nós temos esse dia 11 como um dia muito importante, não só para nós mulheres mas para a ciência, com o avanço das mulheres em todos os espaços na sociedade, espaços que por muito tempo foi negado. Nós entendemos que tanto para a ciência quanto para a mulher, essa data do dia 11 é singular, é muito importante e nós vamos comemorar compreendendo um pouco do trabalho das professoras pesquisadoras no Estado do Piauí e como é que está sendo a vivência da estudante Ana Vanessa que está iniciando na pesquisa.”, explica a professora.

As convidadas para compor a mesa foram a prof.ª Dr.ª Iraneide Soares da Silva (UESPI-Teresina), a Prof.ª. Dr.ª Olívia Cristina Perez professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Ana Vanessa Torres Barros, Bolsista do Edital 004-2022 | PBIC da FAPEPI, e discente da Universidade Estadual do Piauí – Campus Barros Araújo (UESPI-PICOS).

Você pode assistir pelo canal do youtube, acesse: