Campus de Oeiras recebe cessão de uso do Memorial 24 de Janeiro e do Monumento de Visconde da Parnaíba – Uespi

Campus de Oeiras recebe cessão de uso do Memorial 24 de Janeiro e do Monumento de Visconde da Parnaíba

A cidade de Oeiras e o campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ficaram movimentos nesta sexta-feira, dia 13 de agosto. A cidade e o campus ganharam um novo espaço para aliar turismo, história, memória e educação.

Estiverem presentes os representantes do Estado, em especial, o Governador Wellington Dias; e representantes da Administração Superior da UESPI, em destaque o Magnífico Reitor, prof. Doutor Evandro Alberto, para juntamente com suas equipes (diretores, secretários, assessores) realizarem uma visita a obra do novo campus Possidônio Queiroz e proceder a entrega à cidade e sob os cuidados da Universidade o Memorial 24 de Janeiro e o Monumento de Visconde da Parnaíba.

CAMPUS DA UESPI EM OEIRAS

A obra do novo campus da UESPI, em Oeiras, já está com 71,54% executada. A visita pelo Governador e sua comitiva é também para tratar sobre a finalização da obra prevista para o final deste ano. O campus contará com guarita, estacionamento, áreas administrativa e de convivência, blocos 1 e 2 de salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios, área administrativa, banheiros.

O Governador afirmou que continuará investindo em educação e por isso ele acredita que o novo campus de Oeiras vai ser um exemplo e que terá condições de receber ate mais um curso superior.

 

 

Para Reitor, Prof. Doutor Evandro Alberto, o campus de Oeiras, que está com mais de 70% já construído,  vai ser um centro moderno e bem equipado para receber sua comunidade acadêmica e para o desenvolvimento das atividades. O reitor também destacou  a Cessão do Monumento e do Memorial para a Universidade, que vai permitir novas práticas ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

 

ÁUDIO DO REITOR

 

MEMORIAL 24 DE JANEIRO E MONUMENTO DE VISCONDE DA PARNAÍBA

Logo na entrada da cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, foi construído um monumento em homenagem a Manuel de Sousa Martins, depois ficou conhecido como Visconde da Parnaíba que, em 24 de janeiro de 1823, declarou a adesão do Piauí à independência do Brasil e tornou-se Presidente da Junta de Governo do Estado.

Além do Monumento, o Governo do Estado entregou o Memorial 24 de Janeiro que reúne documentos que dizem respeito à história da independência do Piauí e também sobre a Batalha de Jenipapo. O espaço, que foi construído e reformado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem a frente o Dep. Fábio Novo, conta com praça, o obelisco de 22 metros, museu, parte administrativa e uma lanchonete.

Em ato simbólico dentro do Museu, o Governador Wellington Dias, juntamente com o Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e Sec. da Cultura, Dep. Fábio Novo,  assinaram o Ato de Cessão com a UESPI para  “a finalidade de estabelecer e regular a parceria interinstitucional visando garantir a cessão de uso do Memorial 24 de Janeiro e do monumento em homenagem ao Visconde de Parnaiba, bem como a administração e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O Diretor do Campus, Prof. Harlon Lacerda, explicou que a administração do espaço (Memorial e Monumento) ficará com a UESPI para o desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa que tenham a ver com a história e memória da cidade e do Estado.

O Reitor estava acompanhado de sua equipe de Teresina e do campus de Oeiras

 

ÁUDIO DO PROF. HARLON

 

IMAGENS DO CAMPUS DA UESPI

 

 

 

IMAGENS DO MEMORIAL E MONUMENTO