Campus de Oeiras promove evento em homenagem aos 119 anos do Possidônio Queiroz

Por Clara Monte

Na próxima quarta-feira (17), comemora-se o aniversário de 119 anos do Professor, orador, músico e advogado, Possidônio Queiroz.

O campus de Oeiras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que recebe o nome do professor, planeja evento para celebrar a data.

De acordo com o Diretor do Campus, o Prof. Harlon Lacerda, a comemoração será aberta para a comunidade acadêmica da UESPI, como também  quanto a comunidade em geral, tendo como um dos principais objetivos chamar atenção para o Memorial Possidônio Queiroz, que foi inaugurado no ano passado dentro das estruturas da universidade.

Memorial Possidônio Queiroz

“Essa é a primeira vez que planejamos um evento nesse sentido. Achamos importante atribuir valor a essa data como fonte de direcionar atenção ao memorial, espaço esse que se guarda muita lembrança da figura cultural forte que foi Possidônio. A intenção é que as pessoas visitem ainda mais esse espaço, reconhecendo a importância dele dentro do Piauí e para nossa instituição, que acabou ganhando seu nome como homenagem”.

O evento será divido em partes, começando com uma comemoração dentro do Memorial Possidônio Queiroz. As atividades fazem parte de um projeto chamado “Memória Viva“, que pretende tornar o espaço mais ativo com a presença das pessoas, vivenciando diferentes situações.

Memorial Possidônio Queiroz

Uma das organizadoras da ação, Vanda Queiroz, informa que a oportunidade vai contar com a participação do artista plástico, Rodrigo Lustosa, que irá produzir, juntamente com os alunos da instituição, uma arte em um dos muros da universidade. Além disso, dentro do memorial ocorrerá a leitura de um texto escrito pelo historiador Rodrigo Queiroz, bisneto de Possidônio e um sarau poético musical.

“Nesse momentos de integração, teremos a oportunidade de apreciar algumas valsas desse compositor oeirense interpretadas pelo bandolinista Divino Henrique e uma única valsa de Possidônio, que ganhou letra e será  interpretada pela jovem cantora Isabela Maria. E também teremos demais participações musicais e de recitações vindas dos próprios alunos e professores da UESPI”, informa Vanda Queiroz

Memorial Possidônio Queiroz

A organizadora ainda explica que o intuito das atividades é marcar a passagem dos 119 anos de Possidônio, trazendo vida ao memorial. “O “Memória Viva”, como já dito acima, objetiva trazer vida ao Memorial. É tornar aquele espaço, com toda a riqueza histórica e cultural contida no que ele abriga, acessível às pessoas. Então para isso, estamos pensando outras atividades que anunciaremos em breve”, finaliza.