Campus de Corrente: Centro Acadêmico Esperança Garcia promove aula pública sobre Direito Criminal

Por Vitor Gaspar

Na noite dessa segunda-feira (13) , os estudantes de direito do Diretório Acadêmico Esperança Garcia, em Corrente, promoveram uma aula pública de forma on-line com o tema voltado para a prática de advocacia criminal. O evento foi destinado para estudantes e profissionais da área.

Com a participação do advogado criminalista e professor da UESPI, Alcir Rocha, e do Delegado Eujecio Coutrim, a aula pública proporcionou uma discussão aprofundada sobre o acompanhamento do investigado na Delegacia de Polícia, bem como as estratégias mais eficazes utilizadas para a defesa de seus clientes em casos criminais.

O objetivo da aula foi discutir os principais desafios enfrentados pelos advogados criminalistas no acompanhamento de seus clientes durante o processo de investigação policial. Foram abordados temas como a importância do acompanhamento do investigado na delegacia de polícia, os desafios éticos e profissionais enfrentados pelos advogados, além das estratégias e técnicas utilizadas para garantir os direitos dos clientes durante a fase investigatória.

De acordo com a Presidente do Centro Acadêmico, Maria Taislane, foi compreendido que o ambiente acadêmico precisa existir para além da sala de aula. Segundo ela, a partir desse pressuposto, percebe-se a necessidade de pensamentos e articulações extensionistas, que possibilitem o diálogo e a troca de saberes, visando uma perspectiva de transformação social e interação com a comunidade, de modo a relacionar o conhecimento em seu contexto teórico/prático com ênfase na formação do estudante de direito.

“Com isso, objetivamos aproximar a comunidade acadêmica à realidade prática vivenciada na área criminal. Estamos promovendo o ciclo de palestras, o qual dispõe de um alcance tanto interno , quanto ao público externo, que conta com profissionais já atuantes na área e que pretendem aprofundar seus conhecimentos à respeito das temáticas que são postas em pauta, com relação à atuação do advogado criminalista e também, do delegado de polícia, algo que pode afetar diretamente o processo de transformação acadêmica e profissional do público participante”, finaliza a estudante do 7° Bloco.

Durante a aula, os convidados também abordaram questões relacionadas à ética profissional e as boas práticas na advocacia criminal, enfatizando a importância do respeito aos direitos humanos e às garantias fundamentais dos investigados.

Segundo Alcir Rocha, que também é Diretor do campus Deputado Jesualdo Cavalcante em Corrente, essa iniciativa ajudou a aproximar a relação da teoria com a prática realizada no dia a dia e o contato dos profissionais que atuam em cada área, seja da delegacia, fórum ou em outro setor.

“É importante para que o aluno já possa despertar o interesse naquela área, naquela atividade e para aquele que vai ser advogado pode conhecer como se dá o procedimento na delegacia, como eles devem se comportar, quais são os direitos e o alcance deles. E para aqueles que pensam eventualmente em se tornar delegados de polícia saber também a necessidade de preservar aquilo que a lei já estabelece”.

O CADEG irá promover diversas outras ações que contemplem as demais áreas do Direito no intuito de explicitar as diversas possibilidades que o mesmo pode proporcionar, assim também, como aproximar acadêmicos e comunidade externa à suas áreas afins.

O evento gratuito deu certificado de participação para as pessoas que acompanharam a live. A aula segue disponível no canal do Youtube do Professor Eujecio Coutrim, confira: