Campo Maior: Curso de Pedagogia realiza exposição sobre temáticas indígenas

Por Vitor Manoel

Seguindo as atividades da disciplina História e Cultura Afro-brasileira, do curso de Pedagogia do Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, acontece amanhã (7), a Mostra “Curtas Originários e Presentes”. O evento será realizado nos turnos da manhã e da tarde, com apresentações de produções sobre as temáticas indígenas, privilegiando produções de coletivos e cineastas indígenas brasileiros.

A organizadora da ação, professora Rebeca Henneman, do curso de Pedagogia, comenta que existem outras atividades previstas sobre educação antirracista ao longo do semestre. “As atividades promovidas pela disciplina buscam criar um espaço comunitário de educação antirracista no Campus, ampliando os repertórios culturais dos visitantes e estimulando a desconstrução de preconceitos e estereótipos”, fala.

A monitora da disciplina Edilane Gomes, estudante do 9º período, enfatiza que a disciplina é dividida em dois módulos, sendo o primeiro voltado para a história e cultura indígena terá essa mostra de curtas, alguns pensados pela professora e outros por ela, mas que precisa, da aprovação dela para os escolhidos.

“Os curtas são variados por diferentes povos indígenas, mostrando a realidade deles, a cultura, músicas, costumes, etc. Buscamos escolher filmes que não fossem esteriotipados, o que é dá um pouco de trabalho de encontrar, principalmente que a maioria foram retiradas do YouTube e lá tem uma gama de filmes, mas que dá um certo trabalho encontrar os que não sejam estereótipos, principalmente se forem em animação. Outros filmes foram retirados da plataforma Vimeo”, finaliza.

Confira a programação completa: