Biblioteconomia oferece curso voltado para escrita acadêmica

Por Anny Santos

O curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Coordenação, tendo como corpo organizador a Profa. Débora Teixeira, o Prof. Marcus Martins e discentes, oferta o curso Eu Quero Escrever: métodos, ética e técnica da escrita acadêmica.

O projeto é de autoria da Profa. Débora Teixeira, juntamente com a Coordenação do curso, tendo como propósito dirimir as principais dificuldades apontadas por discentes e docentes do curso de Biblioteconomia da UESPI, quanto os desafios da escrita acadêmico-científica, refletida principalmente na produção de resumos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e artigo científico.

A organização se propõe a oferecê-lo como ação extensionista, tratando a temática no formato de Seminário, distribuídos em seis módulos que se completam e convergem para o mesmo fim; sendo eles Métodos e técnicas do trabalho acadêmico, Levantamento bibliográfico em fontes de informações, Padrões éticos na pesquisa e escrita acadêmico-científica, O texto acadêmico: escrita e reescrita, Apresentação oral de trabalhos acadêmicos e Meios e modos da publicação científica.

De acordo com a Profa. Débora Teixeira, acredita-se que este não é um problema que esteja sendo vivenciado apenas no curso de Biblioteconomia. “É importante oportunizar que outros discentes da UESPI, assim como a comunidade externa que aspiram uma escrita científica em consonância com os padrões cultos da língua portuguesa e aplicação coerente de métodos e técnicas de pesquisa, possam também participar”.

Vagas e Inscrições

O curso disponibilizará 60 vagas, sendo 40 delas para o Curso de Biblioteconomia e as demais à comunidade. As inscrições ocorrerão nos dias 13 e 14 de setembro, via formulário e as aulas iniciarão no dia 19 deste mês, às 18h, todas no formato remoto.