Android ganhará seis novidades em sua última versão – Uespi

Android ganhará seis novidades em sua última versão

O Google anunciou nesta semana seis novos recursos para o Android que devem ser lançados nas próximas semanas. A lista contém desde atualizações interessantes, mas não tão úteis aos brasileiros, como um novo sistema de alerta de terremotos, até opções que serão ótimas para quem gosta de usar os recursos de voz dos smartphones e o Android Auto. Confira a lista completa.

Detecção de olhar para reconhecimento de voz
O Voice Access, aplicativo do Google que possibilita a manipulação da tela por comandos de voz, ganhou um nova opção que possibilita a detecção do olhar do usuário para confirmar se ele está falando com o celular ou não.

Google Assistente ágil e com novos atalhos
O Google Assistente agora permite criar atalhos para abrir e utilizar aplicativos de terceiros com apenas um comando de voz. O canal de YouTube do Android publicou um vídeo ilustrando a funcionalidade.

Sistema de alerta de terremotos
Também anunciado no ano passado, o ambicioso sistema global de detecção de terremotos foi lançado no Cazaquistão, Turquia, Filipinas, República do Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Tajiquistão. O recurso é gratuito e estará disponível primeiro em países que sofrem mais com este tipo de catástrofe, o que exclui o Brasil da lista.

Novo sistema para recomendação de emojis
Se você é usuário do Gboard, o teclado padrão do Android, então talvez seu uso de emojis fique mais ágil. O teclado agora será capaz de detectar o conteúdo da sua mensagem e recomendar combinações de emojis diferentes para ilustrar uma conversa.

Nova opção de favoritar mensagens
O aplicativo Mensagens do Google agora deixa o usuário favoritar posts específicos para que ele se lembre de conversas importantes. O recurso é específico do aplicativo e deve ser lançado nas próximas semanas, mas ainda sem data exata de lançamento.

Novas opções de customização para o Android Auto
O Android Auto — interface para veículos — deve ganhar várias novidades nos próximos dias. Além de melhorias para navegação dos menus, como um botão de rolagem rápida para o topo e a opção de organizar os aplicativos por ordem alfabética, será possível personalizar o inicializador pelo celular e o modo escuro não será mais apenas automático.

Também veremos melhorias no sistema de mensagens, já que agora podemos acessar aplicativos como o WhatsApp direto da tela de inicial. Por fim, novos aplicativos de navegação e assistentes de estacionamento serão compatíveis com a interface, mas o Google ainda não divulgou uma lista completa.