Alunos do 4º e do 7º Bloco do curso de Geografia apresentam trabalhos no Campus Clóvis Moura

Por Vitor Gaspar

Estudantes do 4° e 7° período do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Clóvis Moura em Teresina, apresentaram trabalhos de encerramento de período referente as disciplinas de Geografia Urbana e Geografia do Piauí, respectivamente.

Ambas as disciplinas foram ministradas pelo professor Carlos Rerisson Costa e as duas atividades foram realizadas em paralelo. A apresentação dos mapas, da atividade Piauí em Mapas, com alunos do Bloco 7, e a II Jornada de Geografia Urbana do CCM/UESPI, com alunos do Bloco 4.

Os alunos do 4° Bloco apresentaram resultados de resenhas que abordaram temas como: moradia, produção do espaço em Teresina, dentre outros. Esses apresentaram, na forma de banner, artigos finais elaborados sobre temas relacionados à urbanização de Teresina. Essa atividade visava proporcionar aos discentes um momento de apresentação pública e diálogo com os demais discentes do curso de Geografia e demais interessados nas temáticas expostas.

Momentos em que os alunos apresentavam os trabalhos

Já os discentes do 7° período produziram mapas confeccionados durante as aulas que trouxeram temáticas relacionadas a produção de culturas, como feijão e milho, focada nos impactos dessa produção no PIB do Piauí. O material ficou exposto no pátio do Campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcorverde, na zona sudeste de Teresina.

Mais um registro da apresentação feita no campus Clóvis Moura

A atividade foi intitulada “Piauí em Mapas” fez parte da disciplina de Geografia do Piauí ministrada esse semestre e visava produzir mapas temáticos do Piauí para discussão de aspectos tratados ao longo da disciplina, além de também proporcionar um momento de formação aos alunos quanto às técnicas do geoprocessamento, utilizando o Laboratório de Geomática e Estudos Ambientais do Curso de Geografia do CCM. “No Laboratório apresentei o Software utilizado, as ferramentas e técnicas necessárias para a elaboração daquele tipo de representação cartográfica e trabalhamos a elaboração dos mapas que permeavam as discussões teóricas trabalhadas em sala de aula”, explica o Professor Carlos Herisson Costa”.

Para Dilson Sousa, aluno da turma, a experiência foi interessante e ajudou a dinamizar as aulas. “Esses trabalhos ficaram prontos para pesquisa de quem possa se interessar pelos temas. Foi muito bom montar e ver o resultado do nosso trabalho”, afirmou.

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA DA UESPI

O licenciado em Geografia trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio. Poderá ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação, em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior.