Alunos de história visitam comunidades tradicionais em Parnaíba

Por Leonardo Dias

Alunos da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação do curso de Licenciatura em História, campus de Parnaiba, realizaram visitas em comunidades tradicionais no Piauí. Os encontros aconteceram entre os meses de junho e julho com o objetivo de relacionar os contextos culturais e suas diversidades na prática.

Visita a Vila dos Morenos

Os estudantes conheceram a Comunidade Ribeirinha, Comunidade de Assentamento e Comunidades Rurais, Comunidade Rural Coroa de São Remígio no Buriti dos Lopes, Comunidade Vila dos Morenos, Bairro: Catanduvas, Comunidade da Pedra do Sal, Comunidade Assentamento Morada Nova dos Crentes. As visitas consistiam em observar e conhecer as vivências dentro do seu contexto histórico, cultural, social e ambiental, com seus ritos e costumes.

“Os alunos estavam com grandes expectativas para as visitas, com isso, a realização das visitações foram de grande relevância para a vivência in loco dos alunos, onde puderam Experienciar costumes, culturas, ritos das Comunidades com características tão peculiares”, explica a professora Dalva Araújo, que é ministrante da disciplina e propulsora da ação.

Ela acrescenta, ainda, que ao final das visitas, os alunos irão elaborar um portfólio para apresentação e avaliação da referida disciplina. As etapas das visitas consistem em:

1- Observar a vivência da comunidade, enfatizando, costumes, história de vida, rituais, danças, parte principal da cultura deles;

2- Conhecer como eles se fortalecem, com o decorrer do tempo Como conseguem manter a cultura dos seus descendentes, Dificuldades enfrentadas diante das políticas públicas vigentes;

3- Como se dá a vivência de nativos e não nativos dentro da comunidade? Ajuda de custo/contribuição dos órgãos públicos (alimentos, vestimentas, cursos na comunidade, etc);

4- Preconceitos que perduram pela comunidade: como enfrentam quando se deparam com os preconceitos da sociedade de modo geral e como se firmaram na comunidade, como iniciou, quem iniciou.

Visita a Vila Morenos (Bairro Catanduvas)

Visita a Comunidade Pedra do Sal

Visita a Comunidade Morada Nova dos Crentes (BR 402)