Alunos de Biologia da UESPI exploram a rica vegetação do Parque Nacional Serra da Capivara

Por João Fernandes

Alunos do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Ariston Dias Lima, participaram de uma atividade de campo no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato no último domingo (14). A atividade teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma rica imersão na  vegetação nativa do Parque e aprofundar seus conhecimentos sobre biologia vegetal.

Alunos do Curso de Biologia da UESPI participam de atividade de campo no Parque Nacional Serra da Capivara

Situado no sudoeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecido internacionalmente por sua importância arqueológica e riqueza natural. Com uma rica diversidade de flora e fauna, o local se tornou um verdadeiro laboratório a céu aberto para os alunos de Biologia.

Sob a orientação da professora de Biologia e diretora do campus, Janilde de Melo, os alunos tiveram a oportunidade explorar a riqueza da vegetação nativa, observando e catalogando diversas espécies de angiospermas, que serão usadas para um projeto aprovado pelo ICMBio. Ela explica que a ideia era conhecer características importantes destas plantas.

“A visita ao Parque foi muito enriquecedora para que os alunos pudessem compreender as técnicas de coletas e conhecer a Biodiversidade que pode ser explorada no Parque. A iniciativa contemplou alunos das disciplinas de Biogeografia e Morfologia Vegetal, a experiência despertou ainda mais o interesse dos estudantes pela pesquisa e conservação ambiental”, destaca a professora.

Experiência enriquecedora

A aluna do 8º período de Biologia, Ingrid Pereira de Souza, conta que as informações coletadas no dia de campo são importantes para sua  vida acadêmica e profissional. Além de uma experiência única para compreender o contexto histórico, como um pouco de Paleontologia do Parque.

A aluna do 8º período de Biologia, Ingrid Pereira de Souza, conta sua experiência na ação

“A prática de campo proporcionou inúmeros benefícios, dentre eles, a rica troca de conhecimentos entre os alunos do curso e os professores. Além da oportunidade de sair da sala de aula, e de fato conhecer a riqueza ecológica, unindo teoria e prática em um ambiente natural único. Sendo ainda um momento para refletir sobre a importância da conservação ambiental da região”, acrescenta a aluna.A aluna destaca ainda que a imersão na natureza permitiu que os estudantes identificassem as características de diferentes ecossistemas presentes no Parque, como caatinga e cerrado.

Para o aluno Gabriel Neves a prática de  aulas de campo são relevantes, pois motiva a  querer conhecer mais sobre o ecossistema da região e ser biólogos no futuro, além de estudar mais para entender e compreender o descobrimento de novas plantas até então desconhecidas, ou que sirvam em prol da medicina.

“A experiência foi incrível, por mais que eu more na cidade de São Raimundo nunca havia ido até então no local do parque. Foi na prática que a gente pôde fazer a identificação de diferentes espécies de plantas que até então eram desconhecidas para mim, uma experiência incrível poder se aprofundar e conhecer um pouco mais da história dos nossos antepassados”, pontua o aluno.