Aluno de Jornalismo do campus de Picos vence concurso internacional de vídeo da ONU

Por Leonardo Dias

Carmo dos Santos, natural da cidade de São Julião, é aluno do segundo período do curso de bacharel em Jornalismo do campus Professor Barros Araújo, em Picos. Ele é o vencedor do concurso internacional de vídeos da Organização das Nações Unidas (ONU) e convidado para a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP26) na Europa.

4ª edição do “Human rigth you challenge”

O concurso da ONU é realizado todos os anos pelo Setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O evento já está na sua 4ª edição e é titulado como “Human rigth you challenge”, em português “Desafios juvenil de direitos humanos”.

O vídeo ganhador dessa 4ª edição foi anunciado pelo Sr. Pedro Arrojo, Relator Especial da ONU-ÁGUA e tem como tema: Mudanças Climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento, no seu perfil do twitter.

Para o discente participar dessa competição é um norte para outros jovens trabalhar temáticas que não são abordados diariamente e que não tem tanta visibilidade.

“São temas muito importantes para as pessoas da minha região e também para os jovens da minha geração. E nós precisamos ressaltar o quanto as mudanças climáticas irão tornar o acesso à água potável cada vez mais excludente, prejudicando especialmente as pessoas mais socialmente vulneráveis”, disse.

Foto arquivo pessoal

O estudante também foi selecionado para integrar ao programa de voluntariado do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) no Brasil, com atividades desenvolvidas através das redes sociais no início do ano letivo, como também participa de outros projetos voluntários.

No “Projeto Acadêmico” e  “SuperMentor”  ele trabalha  com o audiovisual  e tem como objetivo a democratização e o acesso a oportunidades acadêmicas e extracurriculares, como também o projeto de Iniciativa da ONU, para celebrar o Dia Mundial da Juventude no Mundo  “International Youth Day”, onde foi embaixador desse movimento no Piauí.

Na história da disputa, o aluno Carmo é o segundo brasileiro a ganhar o desafio, onde teve um nível de concorrência com jovens de idades de 16 a 24 anos de todo o mundo.

O vídeo abordado pelo aluno trata-se de uma produção caseira gravada por celular e que trabalha sobre as mudanças climáticas que vão atingir as pessoas socialmente vulneráveis de forma mais rápida e prejudicar de forma mais dura.

“A história do vídeo retrata uma pessoa escrevendo uma carta para os seus antepassados e os questionando a respeito do porquê não agiram enquanto ainda havia tempo, meios e solução para isso”, explica.

Acompanhe o vídeo ganhador do concurso “Open letter to the past”, em português “Carta aberta ao passado”, através do canal do Youtube do estudante.