Alunas de Jornalismo da UESPI ganham prêmio do Concurso das Águas de Teresina

Por Clara Monte

As alunas Vitória Pilar e Emelly Alves, 8° período do curso de Bacharelado de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Torquato Neto, ganham prêmio do concurso de jornalismo das Águas de Teresina.

Ganhadoras Vitória Pilar e Emelly Alves

Vitória Pilar foi primeiro lugar na categoria Universitária com a reportagem “Um rio, uma vida”. A aluna destaca a relação da capital do Piauí com os dois rios que cortam a cidade. Ela explica que sua matéria teve como objetivo entender o significado desses rios para a comunidade. “É sobre isso que minha reportagem conta e é traduzida na fala de um dos personagens quando comenta que o Parnaíba é, sobretudo, um monte de outras coisas subjetivas. Quando surge uma iniciativa para que jornalistas possam trabalhar com o tema do meio ambiente, então, isso é também uma porta aberta, um compromisso para falar daquilo que nos afeta diariamente, como o tratamento que nossas águas recebem ou a importância do saneamento nas comunidades mais periféricas”.

Reportagem:  “Um rio, uma vida”
Fotos: Maurício Pokemon

A discente ainda destaca o papel importante da UESPI em sua formação e em sua sensibilidade ao produzir a matéria. “Escrever sempre foi algo que eu quis fazer e, durante minha graduação, eu encontrei os melhores professores para me incentivar. Eles corrigiram meus textos, me davam muitos conselhos. Se eu pudesse contribuir com mais uma fala, eu digo que a UESPI foi a casa que me ensinou a escrever e que me oportunizou a fazer o que eu gosto de verdade”.

A professora de jornalismo, Samária Andrade, diz que chamou a aluna para publicar a reportagem na revista Revestrés e expressa orgulho de ver Vitória se destacar. “É uma alegria enorme vê uma estudante nossa ganhando prêmio com uma reportagem tão bonita, feita com tanto capricho, várias fontes e a sensibilidade de repórter que a Vitória tem. Os tempos têm sido exigentes para o jornalismo e para os estudantes. Então, o sentimento é de uma certa recompensa, é como se afirmassem para todos nós, professores, jornalistas, estudantes: vocês estão no caminho“.

Vitória Pilar recebendo o prêmio

Na categoria Webjornalismo, a aluna Emelly Alves conquistou o 2º lugar com a reportagem “Avanço no saneamento gera desenvolvimento socioeconômico para população de Teresina”, que apresentou os desafios de garantir a universalização do esgotamento sanitário na capital do Piauí.

A discente conta que a reportagem foi desenvolvida por ela e pelo repórter Jorge Machado, ambos trabalham no Sistema O Dia de Comunicação e a matéria foi publicada no Portal O Dia. Emelly fala do desafio de colocar em palavras os anseios das pessoas diante do problema de saneamento básico na cidade e expressa sua felicidade em ver duas estudantes de instituição pública se destacarem em uma premiação importante.

Ganhadores da categoria Wedjornalismo

“É maravilhoso ver que, independente de onde a gente vem, conseguimos alcançar nossos objetivos diante de muito esforço e dedicação. Esse já é o quarto prêmio que ganho desde que comecei a carreira jornalística. Já fui premiada pelo Sebrae e duas vezes pelo Ministério Público. É sempre uma honra e privilégio ter o trabalho reconhecido, especialmente, por ser uma estudante que está saindo da universidade pública. A UESPI tem professores qualificados que te guiam e sonham junto conosco! Sou grata por estar chegando na reta final do curso ao mesmo tempo em que sigo construindo a minha carreira”.

Reportagem “Avanço no saneamento gera desenvolvimento socioeconômico para população de Teresina” Foto: Jorge Machado