Administração Superior se reúne com ATI, Piauí Conectado e DTIC para melhorias na qualidade da internet

Por Anny Santos

Na última sexta-feira (05) a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do reitor Prof. Dr. Evandro Alberto, recebeu o Gerente de Governo Digital da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), o Diretor Presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, e o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Maurício Rocha, com o intuito de promover avanços e melhorias na conectividade da instituição.

De acordo com o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, o objetivo é elevar a qualidade da Internet em todas as unidades da instituição, garantindo internet de qualidade para toda a comunidade acadêmica. “Estamos reunidos com o mesmo propósito, o de seguir firmes nessa transformação e na modernização da nossa universidade e a internet é uma ferramenta que se faz necessária nesse processo”.

Segundo o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Maurício Rocha, os campus de Teresina já possuem um link do Piauí Conectado de 1GB. “Utilizamos a métrica de verificação, que é feita tendo por base a quantidade de alunos, para solicitar o aumento dos links no interior e avaliamos que os campi de Picos e Floriano, assim como Parnaíba e Teresina, terão 1GB. O campus de Piripiri e Corrente receberão o aumento e passarão a ter 500MB. Todos os outros foram ampliados para 300MB”.

Visita Técnica do Piauí Conectado

Maurício Rocha afirma que a visita dos técnicos do Piauí Conectado, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (08), para realizarem um estudo de conectividade no campus Torquato Neto em Teresina, viabiliza e agiliza a melhoria na prestação do serviço de internet no interior e na capital.

“É importante avaliar esses pontos de acesso externos. O próximo passo é instalar equipamentos indoor, roteadores, para que professores e alunos consigam o acesso em áreas internas. Essa melhoria na conectividade trará grande impacto na questão acadêmica e até mesmo administrativa. Tudo isso vai melhorar a prestação desse desse serviço”, finaliza do Diretor do DTIC.

O estudo realizado na visita avalia o alcance, verificar a possibilidade de deslocamento das torres, se for necessário, para centros onde possuem maior concentração de alunos e viabiliza a melhoria no sinal.

Itamar Júnior, Analista de Relacionamento Institucional, José Hilton, Analista de suporte, Jean Cruz, Projetista de TI, Maurício Rocha, Diretor do DTIC e José Filho.

Itamar Júnior, Analista de Relacionamento Institucional, José Hilton, Analista de suporte, Jean Cruz, Projetista de TI, Maurício Rocha, Diretor do DTIC e José Filho Coordenador de Infraestrutura do DTIC.