UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Abertas as inscrições para a 1° Turma do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física em Piripiri-PI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), comunica a abertura de Processo Seletivo do MNPEF/2023 para o preenchimento de 09 (nove) vagas para ingresso na 1a Turma do Curso de MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA – MNPEF, Polo 66 em Piripiri-PI, com inscrições no período de 05/09/2022 a 30/09/2022.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores de Ensino Médio e Fundamental com ênfase principal na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. Tem o objetivo de capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de Ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos relativos à Física.

A UESPI em 2022 submeteu proposta à Quarta Chamada de Credenciamento de novos Polos do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para esta chamada houve o credenciamento de quatro novos Polos, a saber: Polo 64: UFAM_Itacoatiara (ICET)/Coari (ISB) – Universidade Federal do Amazonas; Polo 65: IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Picos; Polo 66: UESPI – Universidade Estadual do Piauí – Piripiri; Polo 67: UNIFAP- Universidade Federal do Amapá. O Estado do Piauí agora dispõe de três Polos do MNPEF: UFPI (Teresina), UESPI (Piripiri) e IFPI(Picos).

O Polo 66 MNPEF-UESPI (Piripiri-PI), localizado no Campus Prof. Antonio Geovanne de Sousa, em Piripiri-PI, foi uma construção histórica da Física da UESPI. Inicialmente o corpo docente do programa é composto por 19 professores das áreas de Física, Filosofia, Pedagogia, Química, Computação, Letras Português e Letras Inglês, dos campi de Teresina, Piripiri e Parnaíba; e ainda colaboradores externos da UEMA-Caxias-MA e UFC-Sobral-CE.

O coordenador do Polo 66 MNPEF-UESPI, Prof. Dr. Agmael Mendonça Silva, pontua que “Este Mestrado virá a abrir um leque de colaboração regional com as Escolas do Ensino Básico, com as I.E.S, órgãos da administração pública, professores e especialistas, e a comunidade em geral, contribuindo com a qualificação profissional no Ensino de Física e integração com outras áreas do conhecimento. A médio e/ou longo prazo teremos produções científicas que naturalmente irão impulsionar o surgimento de novos programas de Mestrado e/ou Doutorado para a região”, conclui.