Por Ayeska Rodrigues
No último dia 30 de agosto, o município de Pedro II-PI recebeu um importante evento da Ação 02 do Projeto UESPI-CIÊNCIA DE BRAÇOS E ABRAÇOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. Sob o tema vibrante “Opalá!!! Vamos nós fazer ciência em P2, que jóia!!!”, a atividade teve início às 08:00 e contou com a presença do vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), doutor Jesus Abreu.
O evento foi realizado pelo MNPEF( Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) Polo 66 de Piripiri e visa fomentar a integração entre a universidade e as escolas de educação básica da região, promovendo o entendimento da ciência de forma acessível e atrativa para os jovens estudantes. O ambiente era de entusiasmo e expectativa, com palestras interativas, oficinas práticas e exposições que despertaram o interesse dos participantes.
Dr Jesus Abreu, Vice-Reitor da UESPI, em seu discurso, destacou a importância da ciência na formação dos estudantes e ressaltou o papel da UESPI na promoção do conhecimento em diversas esferas. “Nosso objetivo é estreitar os laços entre a academia e a educação básica, mostrando que a ciência é parte do cotidiano e, acima de tudo, uma ferramenta para inclusão e desenvolvimento”, afirmou o vice-reitor.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências científicas que abordaram temas como biologia, matemática e física, tudo com uma abordagem lúdica que buscava conectar o conteúdo acadêmico à realidade dos alunos. Além disso, o evento foi realizado Escola Thomas A. Kempis, localizada em Pedro II, e abordou temas diversos, como robótica, óptica, mecânica, física, química, pedagogia, entre outras áreas, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e os alunos da região.
A escolha do tema “Opalá!!! Vamos nós fazer ciência em P2, que jóia!!!” reflete a intenção de celebrar a riqueza cultural e acadêmica da região, trazendo um toque de descontração e alegria ao aprendizado. As atividades promoveram não apenas o conhecimento, mas também a vontade de explorar e descobrir, essenciais para o desenvolvimento científico.
“Esse projeto visa estabelecer uma agenda de visitas às escolas do Ensino Básico e assim criar um ambiente dialógico e de compartilhamento da produção acadêmica-científica da UESPI e colaboradores com a comunidade escolar da região circunvizinha do Campus Professor Antônio Giovanne Alves de Sousa. Com esse movimento, a comunidade tomará ciência dos cursos ofertados pela UESPI e instituições colaboradoras, de forma busca melhorar o número de matrículas e permanência de alunos nos cursos de graduação e, ao mesmo tempo, envolver a comunidade do Ensino Básico com os projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o coordenador Geral da ação extensionistas, Prof. Agmael Mendonça Silva
Com a crescente importância da educação e da ciência na sociedade, eventos como este são fundamentais para construir um caminho onde conhecimento e praticidade andam juntos, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o entusiasmo pela descoberta e pela pesquisa. A esperança é que ações desse tipo possam atrair mais jovens motivados a fazer ciência e a enxergar o mundo com novos olhos.