30 professores do ensino básico de inglês foram selecionados no programa BRITE

A Diretoria Geral do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire (CFAF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Coordenação  do programa Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) no Estado do Piauí tornam público o RESULTADO individual da seleção estadual do Programa BRITE para professores oriundos das Secretarias de Educação parceiras para Implementação do programa.

O BRITE vai ampliar a compreensão dos professores da rede pública sobre a nova realidade do ensino de inglês

A UESPI por meio do Centro de Formação Antonino Freire (CFAF), em parceria com a Embaixada Americana no Brasil e do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO Office), vai sediar a terceira edição do programa a partir de maio de 2022 de forma on-line. O curso terá duração de 100 horas e contará com atividades síncronas e assíncronas e será dividido em dois módulos de 9 semanas cada, um módulo realizado em maio, junho e início de julho, e outro no final de julho, agosto e setembro.

Foram selecionados trinta professores de Língua Inglesa de ensino fundamental e médio de escolas públicas, das Secretarias de Educação parceiras, com base em uma aplicação e um teste de proficiência (Placement Test) para garantir maior homogeneidade entre os professores selecionados em parceria com  Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC). Além disso, doze docentes foram selecionados para a lista de espera e deverão ser remanejados para outros estados do Brasil.

O coordenador do programa no Piauí, Raimundo Sousa comenta que faltam duas semanas para o início e está com grande expectativa para receber um grupo de professores com experiências tão variadas e com vontade de aprender mais em como engajar e levar esse aluno a aprendizagens mais significativas. Ele ressalta que no Nordeste, somente dois estados irão implementar o BRITE.

“O nosso professor formador Alex já vem recebendo o treinamento há duas semanas. Nós estamos realizando reuniões para o que o programa venha obter sucesso. Estamos trabalhando no uso da plataforma on-line para que tudo ocorra da melhor forma, outros fatores em termos de metodologia e sobre o uso dos materiais”, finaliza.

Cronograma

De 27 a 29 de abril de 2022 – Período de entrevistas por videoconferência por meio da plataforma zoom

30 de abril – Resultado Final

Maio de 2022 – Início das atividades do Programa Brite