UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Integração entre universidades: representantes da UEMA visitam espaços da nossa UESPI

Por Priscila Fernandes 

Uma equipe da Administração Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nesta terça-feira (11) uma visita nos espaços e estruturas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 

A visita objetivou o fortalecimento entre as universidades nordestinas para a promoção de projetos no ensino, extensão e pesquisa. A equipe estava sendo representada pelo atual Vice-Reitor, Prof. Walter Canales, que será empossado como Reitor em Janeiro de 2023, Prof.  Paulo Catunda, atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Extensão (PROEXAE) e futuro Vice-reitor, o Prof. Roberto Serra, atual Pró-reitor de Administração e a diretora do campus da UEMA em Timon, Prof. Edite Sotero Leal.

De acordo com o professor Walter Canales, “Ainda não conhecíamos os espaços, laboratórios e a dinâmica da UESPI. Então esse conhecimento faz com que nós possamos identificar similaridades, eventuais parcerias para que possamos trabalhar formas de fortalecer as potencialidades das nossas universidades juntos”, destaca.

Já o professor Paulo Catunda fala sobre a dinâmica que as instituições tem e as dificuldades que enfrentam. “Pela proximidade que temos entre a UESPI e UEMA percebemos as semelhanças e, aqui, tivemos a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, o que é importante e faz parte de um oferecimento de uma educação melhor”.

A nossa UESPI anima-se em receber representantes de outras instituições do Brasil que possuem um objetivo em comum: o fortalecimento da educação. O reitor da UESPI, Evandro Alberto, afirma que é uma troca de experiências e conhecimento.

“Estamos buscando estreitar os lanços, aproximando as instituições com parcerias que vão desde o ensino, a pesquisa e a extensão, além também da parte tecnológica. A equipe esteve conhecendo a estrutura da nossa universidade”, explica.

O vice-reitor da UESPI, Jesus Abreu, acrescenta que a expectativa é que ambas as instituições cresçam. “Receber a equipe da UEMA nos alegra e proporciona possibilidades para a nossa UESPI. A intenção é realizarmos atividades conjuntas, pesquisas, extensões e até mesmo atividades esportivas”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rauirys Alencar, comenta sob a perspectiva da pesquisa e pós-graduação. “A integração de pesquisadores e professores pode alavancar um grande número de possibilidades, como por exemplo, pesquisas em conjunto, participar de editais de forma integrada, formar núcleos, além também do compartilhamento de laboratórios, espaços e estruturas”.

Visita aos espaços de inovação científica e centros da UESPI

Na ocasião, os representantes conheceram a Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí, o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Núcleo de Biotecnologia.

Representantes presentes na visita

A responsável por explicar sobre o funcionamento da pista foi a coordenadora do curso de Educação Física, Patrícia Uchoa. Ela ressalta que o espaço é um diferencial para os alunos pois oportuniza a realização de várias atividades. “Fico feliz em recebê-los e mostrar aqui o nosso trabalho no curso e, em especial, na pista de atletismo. A nossa pista possibilita que os nossos alunos possam colocar em prática o que aprendem em sala de aula”.

Seguindo o cronograma, o professor Juan de Aguiar, apresentou o NUFPERPI, e expôs para os convidados como ele funcionava e as pesquisas que ali eram desenvolvidas. “A interinstitucionalidade é aderente ao conhecimento. Aqui produzimos muito e precisamos que essa produção ganhe os rumos para alem da universidade. É de suma importância essa troca e integração”.

Professor Juan explica como são divididos os espaços do NUFPERPI

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rauirys Alencar, e o professor e pesquisador Antônio Luiz Maia, apresentaram  os laboratórios do CCS e Núcleo de Biotecnologia.

Professor Antônio Maia fala como as pesquisas são desenvolvidas nos laboratórios e núcleos

O professor Antônio Maia enfatiza que é de suma importância que membros de outras universidades conheçam a nossa instituição, pois a UESPI tem muito a oferecer o a agregar no ensino do Nordeste e Brasil.

“Recebermos esses representantes aqui nos nossos laboratórios e locais de pesquisa mostram para além das paredes da instituição que a UESPI tem muito a oferecer e a acrescentar. Hoje temos aqui equipamentos tecnológicos de ponta que podem ser utilizados pelos alunos que proporcionam uma maior oferta de conhecimento e pesquisa pra a sociedade”.

Confira registros do momento: